Nova iluminação em LED chega ao bairro do Tenoné e conjunto Orlando Lobato

• Atualizado há 1 ano ago

O bairro do Tenoné e o conjunto Orlando Lobato, no bairro Parque Verde, já recebem a modernização da iluminação pública pela Prefeitura de Belém. Executados pela Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), os serviços de troca das luminárias no bairro do Tenoné iniciaram em julho e devem durar até o final deste mês.

Segundo o diretor do departamento de Iluminação Pública da Seurb, Félix Negrão, a instalação das luminárias de LED no bairro do Tenoné está ocorrendo dentro do prazo determinado.

“Nessa primeira etapa foi programada a modernização de 927 pontos e já foram executados 674, sendo que o total de pontos do bairro são 2.302. As equipes têm realizado um trabalho minucioso pelas ruas para garantir um serviço de qualidade para todos”, explicou.

No conjunto Orlando Lobato a instalação das luminárias LED está bastante avançada, alcançando mais de 75% de modernização com a instalação de 130 luminárias LED de um total de 171. A previsão é que até o final deste mês de julho se chegue a 100% da modernização.

Mais LED para as comunidades

Em uma das principais ruas do bairro do Tenoné, a passagem Sexta Linha, os técnicos já realizaram a instalação de 48 pontos do total de 84 que fazem a diferença para quem transita pelo local.

“A iluminação de LED no Tenoné está ocorrendo de forma bem rápida, para que sejam mínimos os  transtornos para os moradores da região, com isso, 30% do bairro já têm uma iluminação de LED com melhor distribuição da iluminação e de maior qualidade”, informou o titular da secretaria de Urbanismo, Deivison Alves.

Já no conjunto Orlando Lobato, os moradores e comerciantes já veem mudanças nas atividades de toda a comunidade. Paulo Guerreiro é morador há mais de 17 anos do conjunto e disse que as novas luminárias de LED são uma grande conquista para todos.

Segundo Paulo, a rotina do conjunto já começou a mudar, pois “está tendo bastante caminhadas de pessoas de outros conjuntos, que migram para o residencial para aproveitar o LED”.

Além da modernização da iluminação de LED, moradores, comerciantes e frequentadores dessas comunidades, aguardam a conclusão da obra de reurbanização da avenida Augusto Montenegro, que contempla toda a extensão da via, com serviços de drenagem profunda, calçamento acessível, ciclovia, iluminação em LED, paisagismo e reposição de corredor verde.

“Estamos com equipes trabalhando em ritmo acelerado por toda Belém. Encerramos o primeiro semestre com mais de 8 mil LEDs instalados e vamos encerrar julho com 20 mil LEDs por toda cidade. Em 2021, modernizamos toda a avenida Rodolfo Chermont, na Marambaia, agora vamos iniciar a modernização de todo o bairro, levando mais segurança e conforto para os comerciantes e moradores”,  reforça o titular da Seurb, Deivison Alves.

Atendimento ao público

O Departamento de Iluminação Pública da Seurb (DIP) dispõe de vários canais de atendimento, como o aplicativo Belém Iluminação Pública, disponível para dispositivos Android e IOS; e o site da empresa Luz de Belém, para solicitação de serviços online.

A Central de Atendimento 24 horas recebe ligações de telefones fixos e móveis pelo número 0800 042 0971. Mas aqueles que preferem atendimento presencial podem se dirigir à sede da Seurb, localizada na Av. Governador José Malcher, n.º 1.622; de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h.

Sarah Carneiro