Nova iluminação em LED começa a ser instalada na Rodovia Arthur Bernardes

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), iniciou na última sexta-feira, 27, a modernização da iluminação pública da rodovia Arthur Bernardes. Ao todo, oito bairros serão beneficiados com a nova iluminação. Serão via 455 pontos de luminárias de LED instalados na via.

A Arthur Bernardes é uma importante via para o município, pois interliga o centro de Belém ao distrito de Icoaraci, atravessando vários bairros da capital. Os novos pontos de luminárias de LED, vão substituir as luminárias atuais, que são de vapor metálico. A estimativa é que o serviço seja concluído no período de 20 a 30 dias, por causa das chuvas.

‘’Trata-se de uma rodovia importantíssima, mas que possui várias deficiências em termos de iluminação pública. Agora os problemas serão atenuados, pois a modernização visa a correção das falhas e adequação da via às normas e, a instalação de luminárias LED vai possibilitar alcançar esses resultados’’, salientou o diretor do departamento de Iluminação Pública da Seurb, Félix Negrão.

O diretor também solicita a compreensão da população em relação ao tempo do serviço, pois podem ocorrer atrasos por causa das chuvas e, além disso, as equipes técnicas estão trabalhando na via somente no período da noite visando diminuir o impacto no trânsito.
‘’Gradativamente as ruas de Belém irão receber as luminárias de LED, que vão proporcionar mais segurança e comodidade para a população. A nova iluminação também gera mais economia energética para o município, além de possuírem maior durabilidade, o que reduz consideravelmente os gastos com manutenção’’, frisou o secretário municipal de Urbanismo, Deivison Lopes.

Modernização – Recentemente, a Prefeitura instalou 185 luminárias em LED na Av. Duque de Caxias, primeira via modernizada a partir da Parceria Público-Privada – PPP com a concessionária de energia Luz de Belém. A modernização também inclui a implantação do sistema de telegestão, que acontece pela primeira vez na capital paraense. A telegestão é um sistema de conectividade via telefonia móvel que possibilita a troca de informações de forma virtual e é capaz de identificar problemas nas luminárias.

Após a conclusão da rodovia Arthur Bernardes, a modernização será realizada nos bairros da Pedreira e do Jurunas.

Talissa Fernandes