Nova iluminação pública da Pedro Álvares Cabral é concluída

A segunda etapa de renovação da iluminação pública da Avenida Pedro Álvares Cabral foi concluída. A avenida foi modernizada desde o trecho da avenida Visconde de Souza Franco, bairro do Reduto, até a avenida Dalva, no Entroncamento.

Foram 485 lâmpadas, tipo CMH 250W de luz branca, substituídas por luminárias LED de 200W, além de novos postes instalados.

O objetivo da Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), é modernizar todo o parque de iluminação do município, para gerar mais economia com a redução no consumo de energia elétrica.

O diretor do Departamento de Iluminação Pública, Félix Negrão, frisa que a obra contemplou toda a extensão da via, de aproximadamente 8KM.

“A obra de modernização da Pedro Álvares Cabral foi de extrema importância, pois é uma das principais avenidas de entrada e saída da cidade. Toda a avenida recebeu a instalação das luminárias de Led, em substituição ao modelo antigo, que eram lâmpadas de vapor metálico, além da instalação de projetores de solo no canteiro para valorizar a arborização da via’’, detalhou Félix.

Modernização elogiada

Moradores e comerciantes já vivem os benefícios que a nova iluminação trouxe, proporcionando mais segurança e visibilidade para todos. Como contou Rosemeire Freitas, que mora na Pedro Álvares Cabral há mais de 40 anos:

‘’A iluminação antiga era mais escura, não podíamos nem sentar na frente de casa porque tínhamos medo de ser roubados. A gente mesmo que colocava uma lâmpada aqui na frente, então agora melhorou muito: tá mais claro e nem se compara com aquele breu que estava antes’’, relatou Rosemeire.

Igor Tavares, de 42 anos, trabalha em um ponto de mototáxi legalizado e disse que a iluminação nova trouxe mais visibilidade para os motoristas que passam pela avenida diariamente.

“Ficou ótimo, porque era muito apagada a iluminação antiga, agora com tudo mais claro dá mais visibilidade para quem dirige à noite: eu trabalho de noite aqui e já notei isso. Fora a questão da segurança do nosso ponto, que melhorou muito, porque trabalhamos de noite e de madrugada aqui’’, contou o mototaxista.

Carla Cristina Modesto, que mora na passagem Mirandinha, esquina com a Pedro Álvares Cabral, elogiou a modernização da iluminação. ”Ficou bem melhor, sem contar que começa a valorizar a cidade, que fica mais bonita. E o LED em si clareia mais, passo aqui todas as noites e não tem como notar que o LED chama muita atenção’’, elogiou a moradora.

Luz de Belém

A Prefeitura segue revitalizando a iluminação pública de vários bairros e distritos da cidade. Para melhorar o serviço de atendimento referente às solicitações de manutenção de iluminação pública, a Seurb agora irá disponibilizar novos canais de atendimento.

Além do Call Center (0800 042 0971), as denúncias poderão ser pelo aplicativo, portal de serviços e atendimento presencial na sede da Luz de Belém. A previsão é que os novos canais sejam lançados até o dia 18 de Novembro.

A Seurb também vai continuar com os serviços de atendimento ao público. As denúncias podem ser realizadas pelo call center de atendimento da prestadora de iluminação pública Luz de Belém, disponível por meio do novo número 0800-042-0971, ou presencialmente na sede da Seurb, na avenida Governador José Malcher, 1622.

Igor Monteiro