Quem precisa de um alvará, um habite-se, desmembramento, alinhamento ou outro serviço ligado à construção ou reforma em Belém tem que buscar a aprovação da analise técnica do projeto da obra no Departamento de Análises de Projetos e Fiscalização (Deaf) da Secretaria Municipal de Urbanismo.
Dependendo do tamanho e complexidade da obra, a análise pode levar alguns dias. Porém, esse tempo tem sido significativamente reduzido com a nova metodologia de gestão implantada no departamento.
“A nova orientação é que, na falta de algum documento ou diante de alguma dúvida no projeto, o nosso servidor deve ligar para o usuário e chamá-lo para uma conversa aqui no departamento a fim de orientá-lo e buscar soluções, evitando que esse processo vá para o arquivo”, explica o chefe do departamento, Fabrício Sabaa.
Com isso, o número de serviços prestados praticamente dobrou. Até março eram 52 atendimentos por mês, porém o departamento fechou o mês de julho com 132 atendimentos solucionados, totalizando 439 processos no primeiro semestre.
Segundo a diretora do Deaf, Patrícia Bastos, a meta é manter essa média, sempre primando pela qualidade do atendimento. “Nossa missão aqui é resguardar a qualidade e a segurança urbana da cidade, porém acolhendo o cidadão que é o nosso usuário, dando a orientação certa no menor tempo possível, sem comprometer a qualidade desse serviço e cuidando cada vez melhor da cidade e de seus moradores”, finaliza Patrícia Bastos.Texto: