Obra de reforma da Praça da Independência, no Umarizal, entra na fase final

Os moradores da Passagem Independência, no bairro do Umarizal, estão ansiosos pela entrega da obra de revitalização da Praça da Independência, que está sendo realizada pela Prefeitura de Belém e deve ser concluída nos próximos dias. O prefeito Edmilson Rodrigues, acompanhado do secretário municipal de Urbanismo, Deivison Alves, esteve nesta quinta-feira, 12, em visita técnica ao local para conversar e escutar as demandas dos moradores.

A funcionária pública Cleide Gonçalves, 61, estava feliz em acompanhar a execução dos serviços de revitalização, que não eram realizados na praça há mais de uma década. “Nós recebemos essa reforma com muita alegria. Depois que tiver realmente tudo pronto, vai ser muito bom pra nós da comunidade”, disse Cleide, que aguarda a inauguração já pensando nos festejos da quadra junina.

Já a aposentada Simey Monteiro, 64, que há 60 anos mora na Passagem Independência, contou que todas as famílias no entorno da praça estão animadas para realizar a festa da comunidade e para as crianças. “Quando a gente recebeu a notícia da reforma ficamos felizes, porque vai ser muito bom pra gente e pra fazer as brincadeiras das crianças daqui. Estamos muito gratos com a obra”, disse Simey.

Obra – A Prefeitura de Belém, por meio da Seurb, está com a reforma praticamente pronta, com serviços de pintura geral, construção de novas rampas de acesso para os cadeirantes, playgrounds,  paisagismo e nova sinalização no entorno da Praça Independência.
A sinalização será feita pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), enquanto o departamento de iluminação pública da Seurb fará melhorias na iluminação, com pintura de postes, troca de luminárias e lâmpadas, bem como a instalação de novos postes. O valor da obra está orçado em R$ 47.472,86.

Edmilson Rodrigues parabenizou os moradores pela união e propostas demandadas pela comunidade no Fórum de Participação Cidadã Tá Selado.  “Há 18 anos, em 2004, essa praça foi uma conquista popular e hoje nós a estamos refazendo como obra do Tá Selado. A comunidade fez uma reunião e demandou e nos estamos concluindo a obra e vamos festejar com a comunidade”, destacou o prefeito de Belém.

A Praça da Independência foi a última obra entregue por Edmilson Rodrigues no seu mandato anterior na Prefeitura de Belém, e a revitalização do espaço está sendo muito aguardada pela comerciante Walciria Moraes, 60. “Essa obra foi maravilhosa e a praça limpa e bonita vai melhorar muito as minhas vendas. Vai ser muito bom para todos  os moradores”, afirmou Walciria, que é dona de uma loja de roupas no entorno da praça.

Joyce Assunção