Obra emergencial de energia elétrica no Ver-o-Peso visa segurança e bem-estar dos trabalhadores

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), realiza obra emergencial de energia elétrica no complexo turístico Ver-o-Peso, que consiste na recomposição dos circuitos de iluminação dos setores de refeição e comércio. A previsão é de que a obra seja concluída nesta quinta-feira, 29.

A obra é uma resposta imediata da Prefeitura diante dos furtos de cabos que prejudicam a iluminação de vários setores do Ver-o-Peso.

Em setembro deste ano, houve a recuperação dos circuitos de energia elétrica para restabelecer o fornecimento de energia das ”boeiras” (cozinheiras), que trabalham nas barracas de refeição.

O projeto da concessionária de iluminação Luz de Belém irá, agora, restabelecer a iluminação das barracas e via exclusiva para pedestre, com o objetivo de promover mais segurança e valorização do patrimônio público.

Melhorias

O comerciante Maurício Martins, de 48 anos, possui uma barraca de refeição no Ver-o-Peso e conta que a obra já trouxe melhorias e gera expectativa entre os trabalhadores.

‘’Tínhamos muita dor de cabeça e, agora, com essas obras recentes, está melhorando muito para todos aqui” avalia Maurício. “Antes eram muitos furtos, consertavam um dia e no outro vinha alguém e furtava novamente. Agora, foi tudo planejado da melhor forma e quando concluírem esse serviço de iluminação vai melhorar muito mais pra gente e para o nosso trabalho’’.

Enilse Ribeiro, representante da associação dos trabalhadores que atuam com venda de refeição no complexo, completa dizendo que a segurança é uma das principais melhorias que vão surgir com a nova iluminação. “Sem energia aumentam ainda mais os furtos e a violência. Com a nova iluminação vai melhorar bastante, porque os próprios trabalhadores fazem bicos de luz. Nós estamos confiando no trabalho da Prefeitura para que todos fiquem bem”.

“O Ver-o-Peso possui iluminação em Led em toda a sua extensão, porém, por causa dos furtos constantes dos cabos de alimentação, os trabalhadores são prejudicados pelos problemas no abastecimento e iluminação de várias barracas”, explica o diretor do Departamento de Iluminação Pública da Seurb, Félix Negrão. “Essa obra irá repor os projetores e luminárias dos postes, dos setores de refeições e bares, maniva, artesanato e orla’’.

Luz por toda a Belém

Além da obra no Ver-o-Peso, equipes da Luz de Belém estão realizando manutenção nos distritos de Cotijuba e Mosqueiro nestas quarta-feira, 28, e quinta-feira, 29. A ação consiste em  rondas pelos bairros para resolver os chamados relacionados à iluminação pública, que estão em aberto no aplicativo e portal da Luz de Belém. O objetivo é preparar ambos os distritos para a virada do ano.

Para melhorar o serviço de atendimento referente às solicitações de manutenção de iluminação pública, agora a Seurb disponibiliza novos canais de atendimento.

Além do Call Center (0800 042 0971), as denúncias podem ser pelo aplicativo ‘’Iluminação Pública Belém’’, pelo portal Luz de Belem e também presencialmente na sede da Seurb, na Av. Governador José Malcher, Nº 1622.

Talissa Fernandes