Obras de readaptação do Complexo do Jurunas avançam para abrigar os feirantes com adequação e dignidade

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), avança com as obras de adequação e readaptação do Complexo do Jurunas. Na manhã desta terça-feira, 28, uma equipe técnica do Departamento de Obras Civis (Deoc) realizou uma visita ao local para vistoriar o andamento das obras.

A visita faz parte do acompanhamento que é realizado por uma equipe técnica multidisciplinar. O objetivo é realizar a vistoria periódica para que a obra seja realizada da melhor forma e qualidade possível. As feiras e mercados municipais de Belém são administrados pela Secretaria Municipal de Economia (Secon).

Readequação

As obras do complexo iniciaram em janeiro deste ano e prevêem, ao todo, readequar 334 boxes do complexo, beneficiando 240 trabalhadores. Atualmente, o espaço passa pelas etapas de demolição, ajustes nos blocos de alvenaria e adequação das instalações elétricas, hidrossanitárias e rede de proteção contra incêndios. A empresa responsável pela manutenção é a Titan Engenharia Ltda, e o prazo de conclusão é de aproximadamente oito meses.

Expectativa

O Complexo do Jurunas foi inaugurado na gestão municipal anterior, em dezembro de 2020, porém não supriu as necessidades básicas do dia a dia dos trabalhadores, inviabilizando o funcionamento do mercado e da comercialização de alimentos. Em virtude disso, os permissionários se recusaram a ocupar o novo prédio, até que as correções fossem realizadas.

Por isso, a expectativa é grande entre os trabalhadores e representantes de cada setor para que, finalmente, o mercado seja readequado, de acordo com as suas necessidades.

Um deles é o feirante Lauro Silva, de 50 anos. O trabalhador conta que está no espaço há muitos anos, antes de virar mercado. ‘’Esse é um dos melhores mercados de Belém, é um espaço muito bom cedido pela Prefeitura. Precisamos aprender a valorizar mais esse espaço que nós temos, e que com certeza vai melhorar muito depois dessa reforma’’, disse Lauro.

Vladimir Silva trabalha há 12 anos na feira do Jurunas e é representante do setor de comercialização de farinha. ”É uma satisfação enorme depois de várias reviravoltas e diálogo com a Prefeitura, ver o complexo finalmente ser reformado”, afirma.

Comunidade participativa

“Nós recebemos os permissionários e realizamos diversas reuniões, juntamente com a Secon, para procurar atender todas as solicitações feitas por eles. Dentro de oito meses vamos inaugurar o Complexo com a presença do prefeito Edmilson Rodrigues, totalmente adequado para receber os permissionários e clientes com total conforto e dignidade”, afirma o secretário municipal de Urbanismo, Deivison Alves.

“A revitalização e readaptação dos equipamentos do Complexo do Jurunas é uma grande conquista para os 240 permissionários da Secon, que não conseguiam entrar no novo mercado desde que foi inaugurado pela gestão anterior sem as adequações necessárias às atividades no espaço”, destaca o secretário municipal de Economia, Apolônio Brasileiro.

O titular da Secon também ressalta a participação direta da Comissão de Fiscalização (Cofis), escolhida pelas categorias dos próprios permissionários que atuam na feira. “Eles estão acompanhando todas as etapas dessa obra, junto com as equipes da Secon, Seurb e da empresa contratada para reformar o Complexo”.

Talissa Fernandes