Obras de reurbanização da Augusto Montenegro avançam e já apresentam benefícios à população

“A gente já sentiu a diferença, deu uma melhorada. Não foi jogado só asfalto, podemos ver que tá sendo feito um serviço em toda a estrutura de drenagem e com qualidade. A expectativa é grande, porque quando for entregue vai melhorar bastante por aqui”.

A declaração, em tom de alívio, é do morador da Vila Sorriso e conselheiro do Tá Selado, Elson Costa de Sousa, que trafega diariamente na avenida Augusto Montenegro, próximo à Estação Maracacuera.

Ao observar o avanço da segunda etapa das obras na via, executada pela Prefeitura de Belém, por meio do Programa Belém Bem Cuidada, Elson comenta que a obra na Augusto Montenegro se torna mais importante ainda porque vai beneficiar vários bairros de Icoaraci.

Nesta etapa, a via recebe os serviços de drenagem, terraplenagem, pavimentação asfáltica, ciclovias e calçadas já parcialmente prontas nos primeiros dois quilômetros de obra.

O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, acompanhado do secretário municipal de Urbanismo (Seurb), Deivison Alves, da agente distrital de Icoaraci, Gregório Neto, e da equipe técnica da gestão municipal, esteve na manhã desta sexta-feira, 10, no canteiro de obras da via para tratar do andamento das etapas dos serviços realizados, como o de drenagem.

“A Augusto Montenegro é uma das vias importantes para Belém, para garantir, sobretudo, o direito de ir e vir dos cidadãos. Além disso, é primordial para a economia da cidade, porque, por ela, são transportadas mercadorias para o abastecimento da população. Daí a importância de investir quase R$ 180 milhões, sendo que R$ 40 milhões de recursos próprios da Prefeitura. Em breve, a via será entregue com o BRT concluído, com ciclovia, asfalto de qualidade e drenagem”, adianta o prefeito.

Obra

primeira etapa da obra iniciou no trecho do terminal Maracacuera, entrada do distrito de Outeiro, em junho de 2022. A previsão de término da última etapa da obra é junho de 2024.

O projeto de urbanização está orçado em R$ 179.907.906,21. Deste total, R$ 39.925.031,18 são do tesouro municipal e R$ 139.982.875, financiados por meio do FGTS, pelo programa Avançar Cidade, do Ministério do Desenvolvimento Regional.

Joyce Assunção