Ordenamento das ruas de Belém é intensificado para garantir o direito de ir e vir dos romeiros

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), faz o ordenamento das ruas e calçadas da capital paraense. O serviço vem sendo intensificado com base no Código de Posturas do Município, com foco nas áreas que compreendem o percurso das procissões do Círio de Nazaré.

Na manhã desta quarta-feira, 5, o Núcleo Setorial do Código de Postura da Seurb recebeu o apoio da Organização Pública para o ordenamento dos ambulantes.

“Tradicionalmente, intensificamos esse trabalho de ordenamento das calçadas e logradouros neste período do Círio, visto que a população, praticamente, dobra na cidade. O objetivo é garantir o direito de ir e vir dos moradores e romeiros ao longo do percurso do Círio e arredores”, explica o diretor do Núcleo Setorial do Código de Posturas, Jacintho Campina.

Segundo ele, a medida é necessária por causa do aumento do fluxo de pessoas circulam e que, consequentemente, pode gerar mais risco de acidentes. “Então, a ideia é garantir a acessibilidade e reduzir esses riscos para a população”.

O proprietário de uma banca de jornal e revista, José Maria da Silva, de 74 anos, diz estar satisfeito com o trabalho que vem sendo realizado pela Prefeitura de Belém na praça e nas calçadas da cidade.

“A iluminação ficou linda e Nossa Senhora de Nazaré merece. Os turistas gostam, saem falando bem da cidade. Isso é importante e bom para as nossas vendas”.

Círio de Nazaré é oportunidade de geração de renda

Na época do Círio, a administração pública de Belém observa também o crescimento de ambulantes, que aproveitam o Círio para aumentar a renda com vendas de comidas, artesanato e outros produtos relacionados à festividade religiosa.

Regina da Silva, de 72 anos, é aposentada, mas está aproveitando o período da festa religiosa para vender comida típica na praça da República.

“Estou emocionada ao ver a cidade bonita e as pessoas chegando para o Círio. Graças a Deus e à Nossa Senhora de Nazaré, mesmo com a idade que tenho, estou com saúde para, ainda, ganhar um dinheirinho extra”.

O coordenador de Organização Pública da Seurb, Rafael Braga, diz que “o trabalho de organização dos ambulantes ocorre após muito diálogo e a orientação da nossa gestão é não impedir”.

“Sabemos que esse é um período onde pais e mães de família aproveitam para reforçar suas rendas com vendas e serviços. Então, nosso papel é organizá-los para garantir o direito de todos”, enfatiza Rafael.

Manter a cidade ordenada e organizada ao longo dos 15 dias da festa do Círio de Nazaré é fundamental. Por isso, o titular da Seurb, Deivison Alves, fez questão de acompanhar a ação das equipes.

“Sabemos da responsabilidade e da experiência profissional dos nossos diretores e técnicos nessas ações. Então, nossa presença aqui é para reforçar a importância de manter a nossa Belém cuidada, não só para os romeiros, mas aos turistas, que estamos recebendo nesse período de círio, que é de reencontros e gratidão, por estarmos vencendo uma pandemia”, conclui o secretário Deivison Alves.

Cristina Nascimento