Organização Pública inicia ações estratégicas de ordenamento no entorno da Basílica de Nazaré

A coordenação de Organização Pública, da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), deu início à operação Círio 2021 fiscalizando o uso dos espaços públicos por trabalhadores informais e permissionários. O objetivo da ação é fiscalizar e orientar para o cumprimento dos protocolos sanitários específicos e evitar o aumento da contaminação de covid-19.

Iniciadas nesta segunda-feira, 4, as ações estratégicas para o Círio, da coordenação de Organização Pública, atuam especialmente o entorno da Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, para garantir o livre acesso às calçadas e à Praça Santuário.

“Nossa missão aqui é conversar e orientar os permissionários para que façam seus trabalhos de vendas sem comprometer o direito de ir e vir das pessoas que frequentam o santuário, especialmente nesse período em que teremos a chegada de muitos promesseiros e romeiros”, explica o coordenador da Organização Pública, Rafael Braga.

A ação estratégica foi montada para atender a diversas denúncias e solicitações sobre aglomeração de ambulantes no entorno da Basílica, inclusive por parte da diretoria da festa.

“Estaremos aqui durante toda essa semana, com equipes de fiscalização em dois turnos, uma pela manhã e outra que pegará à tarde e ficará até o início da noite. Para, junto com os demais órgãos de segurança pública, dar o suporte técnico necessário para se fazer cumprir o ordenamento público, com base nas leis municipais que compõem o código de posturas, além de orientar sobre a importância de se cumprir os protocolos sanitários para se evitar a propagação da covid 19”, conclui Rafael Braga.

O secretário municipal de Urbanismo, Deivison Alves, ressalta que a Seurb está com todas as suas equipes nas ruas para garantir que este Círio de 2021, seja de paz, fé e tranquilidade.

“Nossas equipes técnicas, de todos os setores, estão trabalhando para que tenhamos um Círio abençoado e tranqüilo. Para que as famílias possam, com muita tranquilidade, resguardarem todos os protocolos de segurança e prevenção contra a covid-19, porque, infelizmente, a pandemia ainda não terminou. Façam suas demonstrações de fé a Nossa Senhora de Nazaré. Estamos fazendo nossa parte para que seja um Círio iluminado e de paz e organização”, declarou o secretário.

Serviço:

As denúncias sobre poluição visual e desrespeito ao Código de Posturas do Município podem ser feitas na sede da Ordem Pública, localizada no primeiro andar da Aldeia Amazônica, no bairro da Pedreira, ou pelo WhatsApp (91) 98488-4200.

Texto: Cristina Nascimento