PATRIMÔNIO PÚBLICO: Prefeitura de Belém avança em 70% nas obras da praça Batista Campos e devem ser concluídas em junho

• Atualizado há 2 semanas ago

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), já avançou em 70% nas obras de reforma e manutenção da praça Batista Campos, espaço que data do século XIX, tombado pelo Departamento de Patrimônio Histórico Artístico e Cultural (DPHAC) do Pará.

A praça é um dos principais cartões postais da capital paraense e um dos espaços públicos de lazer mais frequentados pela população.

Os recursos aplicados pela Prefeitura de Belém somam mais de R$ 5 milhões, para realizar a reforma de todo o espaço e dos equipamentos urbanos.

Revitalização completa

Os serviços são de recuperação das calçadas de pedra de lioz, pintura dos coretos, reforma do quiosque da Guarda Municipal, recuperação dos brinquedos e da academia, revitalização do castelinho, implantação de iluminação com LED e revitalização dos lagos.

Atendendo ao pedido do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, o secretário municipal de Urbanismo, Lélio Costa, visitou as obras da praça da Batista Campos para verificar o andamento dos serviços e ficou satisfeito.

“Os trabalhos estão bastante avançados e já conseguimos alcançar 70% dos serviços prontos. Em junho deste ano, a Prefeitura de Belém entregará esta nova praça para a população de Belém”, garante o secretário.

Dignidade – O aposentado Janari Vieira, que mora próximo à praça e sempre faz atividade física no lugar, afirma que espera, há muitos anos, pela revitalização do espaço.

“Não é pouco tempo, não. Há mais de 18 anos a gente espera por esse benefício, parece que agora está saindo, e vai não só fortalecer o conceito da praça, mas a dignidade deste lugar, que merecia um olhar público”.

Vieira observa, ainda, que os bancos da praça estavam todos danificados e velhos. “Agora estão revitalizados. Nosso aquário, que chama atenção de todos aqui, está sendo cuidado e, principalmente, nossos coretos, a praça de alongamento também são tratados”, elogia o aposentado.

“Os benefícios que a revitalização vai trazer para nós, como trabalhadores da limpeza urbana, é que teremos mais facilidade para trabalhar, porque, como por exemplo, já existem lixeiras, mas antes não tinha e o lixo ficava pelo chão, além do trajeto, porque já está com piso”, conta uma trabalhadora da limpeza urbana na cidade.

A praça Batista Campos está localizada no polígono compreendido entre a rua dos Tamoios, avenida Serzedelo Correa, rua dos Mundurucus e travessa Padre Eutíquio, em Batista Campos, e foi tombada em 1983.

Texto: Cleide Magalhães

Veja também