Diversas feiras e mercados da capital paraense estão recebendo o serviço de manutenção da iluminação pública realizado pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb). O trabalho vem resultando em um ambiente melhor para todos os permissionários da capital paraense.
A representante dos trabalhadores do Complexo de São Braz, Rosana Martins, afirmou que “o serviço veio em boa hora e é com muita alegria, que eu vejo hoje o complexo iluminado, principalmente a praça de alimentação, que há 16 anos vivia no escuro, assim como a nave central e outros setores”.
Na opinião dela, com a iluminação normalizada no Complexo de São Braz os trabalhadores passam a exercer suas atividades no local com mais dignidade e o ambiente do espaço se torna mais atrativo para a população.
Execução – o Departamento de Iluminação Pública (DIP) é o responsável pela execução do serviço. “Esse projeto busca atender uma demanda antiga dos permissionários, visando oferecer boas condições de trabalho e mobilidade e segurança para a população, que vai realizar suas compras”, informou.
Os outros logradouros que receberam o serviço de iluminação foram as feiras do Entroncamento, da Rômulo Maiorana (antiga 25 de Setembro), Cabanagem e do Barreiro, além do Complexo de Abastecimento do Guamá, de São Braz e Mercado de Farinha do Guamá e Mercado de Icoaraci.
“O trabalho da prefeitura está contribuindo muito para a melhoria da nossa feira em vários sentidos, como acessibilidade e segurança. O entorno da feira estava muito escuro, um risco para a queda de alguém. Agora não temos mais esse problema”, enfatizou o representante dos feirantes do Barreiro, Armando Belucio.
Para o secretário municipal de Urbanismo, Deivison Alves, os serviços oferecidos pela Seurb “são importantes para resgatar os cuidados necessários que essas feiras e mercados merecem, já que foram esquecidos nas últimas gestões municipais. Esse trabalho vai se estender por todas as feiras e mercados de Belém”.
Seurb retoma obras do Mercado Municipal da Vila de Mosqueiro
A PMB, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), retomou as obras do Mercado Municipal da Vila de Mosqueiro, que foram deixadas inacabadas pela gestão passada. A obra começou em julho de 2020, com prazo de entrega para o final do ano, mas somente um dos galpões foi entregue. O espaço vem funcionando parcialmente com boxes de alimentos e barracas de hortifrutigranjeiros, dividindo o mesmo ambiente.
Segundo o diretor de Obras Civis da Seurb, Edilberto Abreu, a obra será completada para melhoria do mercado. “Em todas as nossas reformas buscamos melhorar o que já existe e trazer novas melhorias. Nós estamos fazendo no mercado toda a parte elétrica do galpão, nova estrutura de drenagem, reparos na alvenaria, implantando sistema novo de iluminação, telhamento e instalando uma câmara frigorífica, que atenderá os dois complexos do mercado”.
Esta fase da obra de revitalização do Mercado Municipal de Mosqueiro tem previsão para ser concluída na segunda quinzena de setembro deste ano. Serão entregues 76 boxes aos feirantes que trabalham no espaço, entre eles, os de artesanato, hortifruti, produtos industrializados e alimentos.
Texto: Igor Monteiro