População volta a usufruir com segurança do novo trapiche de Icoaraci

Após 15 dias da suspensão do uso do trapiche de Icoaraci, a população passa a contar com um novo flutuante e rampa de acesso ao trapiche, desde a tarde desta quintra-feira, 30. Foi quando terminaram as tratativas da Prefeitura de Belém, por meio das Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), e a Capitania dos Portos, da Marinha do Brasil, com a liberação do espaço com segurança, por meio da Portaria nº 67/CPAOR, para a utilização das pessoas e das embarcações.

Rubens Guedes, 50 anos, é vendedor há mais 15 anos no trapiche de Icoaraci, distrito de Belém, afirma que a liberação do trapiche é um alívio. Ele depende das vendas diárias no local, que diminuíram drasticamente desde da noite de 15 de junho, quando foi suspenso, temporariamente, o tráfego por causa do flutuante que afundou.

“Agora as vendas vão melhorar. Esses dias não tava muito bom. Tô esperançoso que a partir de amanhã voltem a melhorar as vendas”, disse Rubens.

Vendedora há mais 30 anos no trapiche de Icoaraci, Débora Guedes, 40, tem boa expectativa pela volta da movimentação de passageiros. “Há aproximadamente umas três semanas que eu não levava nada pra casa. Eu dependo daqui do meu trabalho pra levar o pão de cada dia. Com o novo flutuante eu creio que vai melhorar não só pra mim, mas pra todos”, contou.

“Tava complicado sem flutuante e agora melhorou. Porque antes a gente tava com dificuldade”, disse o aposentado e moradora da Ilha de Cotijuba, Eli Rosa da Fonseca, 67 anos.

Transporte fluvial

Logo, após a liberação do flutuante, a Prefeitura  de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), reativou a linha hidroviária municipal Icoaraci-Cotijuba, com saída da Ilha de Cotijuba, às 17h, ao trapiche de Icoaraci.

Com a conclusão dos serviços de instalação do novo flutuante e da passarela de embarque e desembarque realizados pela equipe técnica da Seurb, a operação também retorna com os horários diários das viagens no trecho Cotijuba/Icoaraci às 5h45 e 17h. Já no trecho Icoaraci/Cotijuba, os horários diários para a travessia são às 9h e 18h30.

A tarifa do transporte é de R$ 4 e a meia passagem R$ 2, nos dias úteis. Aos sábados, domingos e feriados, passa para R$ 8 e a meia passagem R$ 4. Todas as gratuidades previstas em lei são asseguradas no serviço ofertado pelo município.

Liberação – A Capitania dos Portos liberou o novo flutuante do trapiche de Icoaraci, como  consta na Portaria n°. 67/CPAOR – Capitania dos Portos da Amazônia Oriental.

O secretário municipal  de Urbanismo, Deivison Alves, explica que, após o sinistro com o flutuante e rampa, imediatamente a Prefeitura de Belém providenciou a instalação do novo flutuante e da nova rampa.

Ele explica que foram três a quatro madrugadas intensas de trabalho para o flutuante funcionar novamente e, após a interdição pela Capitania dos Portos, órgão que faz a fiscalização, o município teve que apresentar toda documentação de acordo com as normativas e que, na tarde desta quinta, a Capitania fez a liberação.

Joyce Assunção