Praças no Mangueirão e Val-de-Cães são revitalizadas pela Prefeitura de Belém

• Atualizado há 3 anos ago

As Praças Campinho e Açaí Bosquinho, localizadas no Mangueirão e a Praça João XXIII, no bairro de Val-de-Cães, estão sendo completamente recuperadas pela Prefeitura de Belém. A reforma das praças foi decidida a partir das demandas apresentadas nas plenárias de bairros do Distrito Administrativo de Belém (Dabel), no Fórum Permanente de Participação Cidadã, o Tá Selado.

O vigilante Alan Monteiro, 45, está bem feliz com os serviços de reforma que a Prefeitura está realizando na Praça Açaí Bosquinho. “É um trabalho que está trazendo pra dentro da comunidade muitos benefícios. Agora as crianças da comunidade vão ter um espaço de qualidade para brincar”, conta Alan.

Quem também está empolgada com o início das obras na Praça Campinho é a técnica de enfermagem Isabel Barros, 45. “Essa Praça realmente estava muito abandonada, acumulando lixo e até mesmo trazendo perigo de assaltos, mas agora a gente vê que vai melhorar. Quero agradecer à Prefeitura por essa obra que vai melhorar muito a vida dos moradores”, disse Isabel.

A estudante Emilly Ferreira,18, acredita que a reforma na Praça João XXIII vai possibilitar um excelente espaço de convivência para os alunos da escola Dom Pedro I, que fica bem em frente à praça.

“Agora vamos poder nos reunir depois das aulas em um ambiente mais seguro e limpo. Nossas crianças também vão ter um espaço melhor para brincar. Antes isso aqui era só mato, corríamos risco de pegar doenças ou ser picados por alguns bichos, então essa reforma só vai trazer benefícios para os moradores e estudantes do bairro”, finalizou Emilly.

Serviços e orçamentos

No bairro do Mangueirão, entre os serviços a serem realizados na Praça do Campinho estão a recuperação do calçamento geral, bancos, playground, quadra com alambrado, implantação de lixeiras, pintura geral e paisagismo. O valor total da reforma da praça está orçado em R$ 185.239,18.

Já na Praça Açaí Bosquinho, os serviços previstos são o calçamento geral da praça com piso tátil, concretagem do espaço de convivência, construção de quadra de areia, implantação de bancos e lixeiras, implantação de playground, pintura geral e paisagismo. O valor total da reforma desta praça está orçado em R$ 289.399,02.

Na Praça João XXIII, no bairro de Val-de-Cães, serão realizados serviços de calçamento, recuperação de bancos existentes, implantação de lixeiras,playground, pintura geral e paisagismo. O valor total da reforma da praça está orçado em R$ 195.075,68.

O departamento de iluminação pública da Seurb também fará melhorias na iluminação das praças, com pintura de postes, troca de luminárias e lâmpadas, bem como instalação de novos postes. Os serviços de recuperação já foram iniciados e a fiscalização é feita pela Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb).

“A previsão de entrega é em fevereiro. Estamos trabalhando para entregar lindos espaços de convivência para os moradores”, afirmou o titular da Seurb, Deivison Alves.

Obras em andamento

Seguem em trabalho de revitalização a Praça Sônia Maria Frazão, no conjunto Gleba II, a Praça da Independência, localizada na alameda Independência, no bairro do Umarizal; a Praça da Amizade, localizada no distrito de Outeiro, a quadra poliesportiva, pista para a prática de skate, anfiteatro e área de convivência localizados na avenida Almirante Tamandaré, no bairro da Cidade Velha, e ainda o Espaço Ver-o-Rio.

Igor Monteiro