Prefeito Edmilson Rodrigues e equipe acompanham o avanço das obras do Palácio Antônio Lemos

As obras do Palácio Antônio Lemos estão 30% concluídas. O prefeito Edmilson Rodrigues visitou o prédio histórico na tarde desta quinta-feira, 11, para acompanhar o avanço dos serviços. O trabalho de restauração do prédio municipal iniciou no mês de junho, após a assinatura da Ordem de Serviço (OS).

O espaço recebe uma reforma total nos pisos, forro, parede, rodapés, pintura, instalações hidráulicas,  elétricas, hidrossanitárias e de combate a incêndio, além de montagem do elevador comercial.

Joia arquitetônica

O prefeito vistoriou todo espaço e acompanhou o trabalho minucioso que está sendo realizado, desde o serviço no piso, que está sendo mapeado, antes da restauração, até a retirada dos lustres, que já foram armazenados e serão recolocados após a conclusão.

“É um serviço delicado, pois temos aqui uma joia da arquitetura mundial. Cada peça retirada tem que ser catalogada e isso exige conhecimento técnico”, explicou o prefeito Edmilson Rodrigues.

Ele ressaltou, que todos os problemas de estrutura e telhados serão resolvidos; o auditório que comporta mais de 200 pessoas também está sendo reforçado e que não é uma mera reforma, mas uma restauração completa.

O investimento na recuperação total do prédio é de aproximadamente R$ 26 milhões. O tempo de serviço está estimado em 18 meses. “É uma obra que tem previsão para ser entregue em dezembro de 2023. O prédio está sendo todo recuperado, inclusive o acervo que ele possui. Já estamos com 30% da obra concluída”, destacou o secretário municipal de Urbanismo (Seurb), Deivison Alves.

Patrimônio –  Por ser tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Palácio Antônio Lemos está recebendo um trabalho especial, que conta com uma equipe formada por arquitetos, engenheiros, conservadores e museólogos.

“Este trabalho técnico exige um conhecimento muito grande. É um presente para Belém ter esse palácio aberto para a população. Espero que em breve possamos dar a esse prédio a função essencial, além de receber novamente o Museu de Artes de Belém”, enfatizou o prefeito Edmilson Rodrigues.

Valorização – Segundo a coordenadora de Patrimônio Histórico da Seurb, Débora Leite, a restauração do Palácio Antônio Lemos é uma forma de valorizar a cultura e a história de Belém.

Ela explica, que a reforma geral do prédio histórico precisou de um estudo minucioso e de cuidado para restauração dos lustres, prospecção das cores e materiais, entre outros itens. “No contexto histórico o prédio tem toda uma valorização da arquitetura. Ele é história, cultura e memória de Belém”, ressalta.

Victor Miranda