Prefeitura agiliza conclusão de calçadas na avenida Bernardo Sayão

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), mantém os serviços de construção e revitalização das calçadas de várias ruas dos bairros e distritos da cidade.

Desta vez, o trabalho chegou na av. Bernardo Sayão com a rua do Caripunas, onde será inaugurado, por meio do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben), o primeiro canal de descarga de drenagem da bacia da Estrada Nova, nesta sexta-feira, 13.

A Seurb foi acionada pelo Promaben para construir as calçadas das laterais da praça Antônio Flávio Pena Souza, que será entregue juntamente com as obras do canal de drenagem.

Viabilidade – A nova calçada vai trazer benefícios para os usuários da praça e moradores da via. “Comparado ao que era antes, já vivemos muitas melhorias aqui na nossa área. Tudo que vem melhorar é bom, então essa calçada é um progresso pra gente’’, afirma Teodorico Almeida, 56 anos, morador da Bernardo Sayão desde criança.

‘’Vai melhorar um pouco a nossa vida com essa calçada nova’’ , conta esperançoso, Alventino Gurjão, que também possui uma casa na via.

Compromisso – Em 2022, a Prefeitura de Belém contabilizou mais de 47,8 mil metros de calçadas construídas e revitalizadas em avenidas, praças e logradouros por toda Belém, desde o início da gestão.

Neste ano de 2023, a meta da Seurb é dobrar esse número, retomando as obras com mais agilidade, agora com o retorno do programa ‘Calçada para Todos’, segundo informa a arquiteta, Márcia Miranda.

Controle dos alagamentos

Nesta sexta-feira, 13, a Prefeitura de Belém inaugura o primeiro Canal de Descarga do sistema de drenagem da Bacia da Estrada Nova, com um investimento de R$ 29,5 milhões. A obra vai melhorar o escoamento de águas da chuva por cerca de cinco quilômetros, atendendo à população do bairro do Jurunas e partes da Batista Campos e Cidade Velha.

Localizado no bairro do Jurunas, na avenida Bernardo Sayão com a rua dos Caripunas, às margens do Rio Guamá, o Canal de Descarga é um imenso complexo de acumulação e controle de água, constituído por um grande poço de visita, capaz de acumular uma grande quantidade de água.

O Canal de Descarga tem 192 metros de extensão e uma grande capacidade de acumulação de água por meio de três comportas, responsável pelo controle das águas das chuvas para evitar alagamentos na área e no entorno.

Talissa Fernandes