Prefeitura alerta sobre prazo para solicitação de instalação de estruturas para a trasladação e Círio

O prazo para a solicitação de instalação das estruturas de palcos (praticáveis) ao longo dos trajetos da trasladação e da grande romaria do Círio 2022 termina nesta quarta-feira, 28.

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), tem orientado sobre como funciona o procedimento desde o início do mês, para garantir um círio tranquilo para todos. Até agora, mais de 40 pedidos foram registrados pela Seurb.

Orientação – No início do mês, a houve uma coletiva para explicar como está sendo feita a solicitação de equipamentos, como praticáveis, palcos, palanques e tapumes no trajeto do Círio, para empresas, imprensa e órgãos públicos.

Os interessados devem informar para à Seurb como as estruturas vão ser instaladas, o cronograma de montagem e desmontagem, além da autorização de  órgãos patrimoniais, como a Fundação Cultural de Belém (Fumbel), Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e do Corpo de Bombeiros Militar. Informações gerais do projeto e o registro de trabalho do engenheiro também devem constar na documentação.

‘’Após o início do trâmite, a nossa equipe vai até o local solicitado para realizar a marcação, tendo junto a autorização e um croqui (esboço) com a nossa marcação de autorização do que foi pedido pelo usuário’’, explicou a diretora do Departamento de Análise e Fiscalização da Seurb, Giselle Scopel.

Procedimento – “A autorização de praticáveis e outras estruturas ao longo do trajeto do círio é necessária, pois estamos falando de um espaço que é público. As solicitações funcionam de acordo com a legislação do Código de Postura da Prefeitura Municipal e devem ser cumpridas por todos’’, alertou a diretora.

O prazo das autorizações segue somente até quarta-feira, 28. Elas podem ser realizadas pelo email: ofícioscirio@gmail.com. A Seurb também disponibilizou o telefone (91) 98417-9429 (WhatsApp e ligações) para qualquer dúvida em relação ao processo.

Colaboração:Talissa Fernandes – Seurb.

Igor Monteiro