Prefeitura atende antiga reivindicação de moradores e moderniza iluminação em passagem no Umarizal

A passagem Leitão, entre a rua Curuça e a travessa 14 de março, no Umarizal, é uma típica passagem de Belém, com moradores antigos que preservam a cumplicidade da boa vizinhança. Moradores esses, que tinham em comum um desejo antigo: a modernização da iluminação pública do local.

Agora, eles comemoram essa obra “pronta e acabada”, como disse a dona Santana dos Santos Bentes, uma das mais antigas moradoras da passagem, na lucidez dos seus 81 anos.

“Agora tá uma beleza. Eu pensei que fosse morrer sem poder ver as crianças brincarem à noitinha, em frente de casa. Que beleza, agora de noite é tudo muito bem iluminado”, comemora a aposentada.

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), substituiu os 25 pontos de luz com antigas luminárias de descarga com lâmpadas de vapor metálico, por luminárias de LED.

“Nossa meta é avançar com a modernização por toda Belém e seus distritos. Estamos priorizando aqueles lugares que durante muito tempo a população sofreu por não ter uma iluminação pública que atendesse suas necessidades”, explica o diretor de Iluminação Pública da Seurb, Félix Negrão.

Agora, na passagem Leitão, saúde e lazer são o que interessa – Quem também comemora a nova iluminação são os alunos e trabalhadores da academia instalada, há 25 anos, na passagem Leitão. O professor Walderay Telles Fontoura é o proprietário e também mora na passagem.

“Pra gente foi ótimo. Agora podemos prolongar as aulas noite adentro. A maioria dos frequentadores mora por aqui mesmo. A iluminação inibe os assaltos. A vizinhança voltou a sentar nas portas e até a criançada está brincando na rua, como a gente fazia antigamente”, conta o professor Telles Fontoura.

“Adeus escuridão, agora é tudo moderno, agora é tudo em LED”, orgulha-se Nazaré da Silva, de 47 anos de idade, quarenta deles vividos na passagem Leitão, no Umarizal.

“Esse trabalho da Prefeitura foi ótimo mesmo! Antes, além das lâmpadas não iluminarem direito, era só dar uma chuva que queimava tudo. Agora, com LED, já choveu muito e está tudo aí, iluminado. É outra vida agora, sucesso e mais paz pra gente!”, finaliza Nazaré Silva.

Cristina Nascimento