Prefeitura conclui a reforma da calçada do entorno do estádio da Curuzu

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), concluiu mais uma reforma nas calçadas da cidade. Desta vez, a calçada que fica no entorno do estádio Leônidas Sodré de Castro, popularmente conhecido como “Curuzu”, foi recuperada no trecho entre a Av. Almirante Barroso e as travessas da Curuzu e Chaco, no bairro do Marco.

A obra de recuperação do entorno da calçada do estádio durou cerca de 30 dias e teve o valor de R$ 225.737,67. O serviço consistiu na reforma de todo o calçamento, com a instalação de piso tátil e rampas de acesso, adequadas aos padrões de acessibilidade e segurança para os pedestres e frequentadores do local.

Acessibilidade elogiada  Além dos torcedores e frequentadores do estádio, a calçada é comumente utilizada por moradores e pedestres que caminham todos os dias pelo local para a prática de atividade física, por exemplo.

A aposentada Keyla Santos, de 65 anos, faz academia próximo ao estádio e caminha no trecho da calçada que fica na travessa do Chaco.

‘’Eu tenho muito medo de cair, então a calçada melhorou muito pois estava toda quebrada”, contou. “Já dei várias topadas durante minhas caminhadas, por causa das irregularidades da calçada antiga. Inclusive, em algumas ocasiões tive que caminhar pela pista, porque pela calçada não tinha condições’’.

Cláudio Souza, de 73 anos, passa diariamente pelo trecho da calçada que fica na travessa da Curuzu e observou a mudança ocorrida com a reforma.

Para ele, agora o espaço oferece mais segurança. ‘’Com certeza melhorou muito, pois a calçada estava muito feia e agora melhorou bastante, tudo antiderrapante, dou nota dez para o trabalho da Prefeitura’’, afirmou Cláudio.

Valneide Cardel Smith tem 65 anos e mora em uma residência praticamente ao lado do estádio. Segundo ela, a reforma da calçada trouxe benefícios também para os moradores e clientes de clínicas de saúde e empresas ao redor. ‘’Sentada aqui na frente de casa já vi muitas quedas nessa calçada, porque pessoas tropeçavam muito nela’’, comentou a aposentada.

Os torcedores do time do Paysandu também ficaram gratos pela reforma. ‘’Parabéns aos operários que contribuíram com a calçada do Paysandu e também à Prefeitura, pela realização da obra”, comentou o torcedor de 66 anos Inácio Pintor. “Ficou muito bonito e vai facilitar a vida de nós torcedores, principalmente a de nós, idosos’’.

Reformas por toda a Belém – A Prefeitura de Belém vem realizando obras planejadas, rápidas e pontuais na capital, de acordo com cronograma de execução do Programa Belém Bem Cuidada.

São aproximadamente 47.814 mil metros quadrados de calçadas construídas e reformadas por toda a cidade, realizadas desde o início da gestão, em 2021.

O Programa Belém Bem Cuidada leva para os bairros e distritos da cidade ações de saneamento básico, mobilidade, iluminação pública, sinalização e paisagismo. Além da Seurb, as ações do programa envolvem as secretarias municipais de Saneamento (Sesan) e de Meio Ambiente (Semma).

‘’Foi seguindo com as ações do Programa Belém Bem Cuidada que a Seurb realizou a construção e manutenção de calçadas no entorno da Curuzu”, ressaltou o secretário municipal de Urbanismo, Deivison Alves.

“As calçadas estão com o piso totalmente recuperado, rampas, piso tátil e placas de identificação, fazendo com que a caminhabilidade melhore e as pessoas passem a ter mais acessibilidade com calçadas prontas, de acordo com os padrões que as normativas brasileiras exigem”.

Deivison enfatizou que “seguimos ainda fazendo várias manutenções por toda a Belém e vamos fazer uma grande recuperação nos próximos meses em vários bairros da cidade’’.

Igor Monteiro