Prefeitura conclui reforma na calçada da avenida Marechal Hermes, no Reduto

Mais uma recuperação de calçada foi concluída pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb). Desta vez, a calçada reformada foi da avenida Marechal Hermes, no trecho que fica entre o Complexo Turístico do Ver-o-Rio e a avenida Visconde de Souza Franco, a Doca, no bairro do Reduto.

A obra consistiu na reforma da parte estrutural da calçada, concretagem, instalação de piso tátil e também na instalação de faixa verde. O serviço custou R$ 180.390,48.

Melhorias

Agora, os pedestres e trabalhadores que frequentam a avenida irão trafegar com mais tranquilidade com a calçada reformada, como comenta Maria de Nazaré, comerciante de 49 anos, que possui uma barraca de comidas na avenida.

“A obra foi uma coisa boa na nossa vida, as pessoas vão poder transitar melhor, a calçada antiga estava complicada”, disse Maria. “Agora, dá para andar e está cada dia melhor. Trouxe melhorias para os ciclistas, as pessoas que passeiam com os seus pets, e para quem se exercita por aqui”.

“Antigamente tava só mato e dava muito medo de andar por esse trecho que estava tudo escuro. Parabéns para a Prefeitura por terem realizado essa obra”, elogiou Maria de Nazaré.

A arquiteta da Seurb Márcia Miranda explica que a obra foi pontual e estratégica, pois o trecho da calçada reformada é praticamente cego e sem muito tráfego de pessoas.

“O nosso objetivo é aumentar o fluxo de movimento de pessoas e levar mais vida para esse pedaço da avenida, que corta o Ver-o-Rio, um dos principais pontos turísticos da cidade de Belém”’, finaliza a arquiteta.

47.814 mil metros quadrados de calçadas construídas e reformadas

Desde o início da gestão, em 2021, a Prefeitura contabilizou aproximadamente 47.814 mil metros quadrados de calçadas construídas e reformadas por toda a cidade de Belém.

Entre as obras concluídas, estão a recuperação no calçamento do entorno do Bosque Rodrigues Alves, a do Museu Emílio Goeldi, do canteiro central da avenida Pedro Álvares Cabral, das avenidas Marquês de Herval e Marechal Hermes, do entorno do Instituto Federal do Pará (IFPA) e o canteiro central e lateral da avenida Doutor Freitas.

A manutenção e recuperação de calçadas faz parte do programa Belém Bem Cuidada, que leva para os bairros e distritos da cidade ações de saneamento básico, mobilidade, iluminação pública, sinalização e paisagismo.

Calçamento da Senador Lemos na reta final

A próxima obra a ser finalizada pela Prefeitura é a revitalização do calçamento da avenida Senador Lemos, no trecho entre as avenidas Doutor Freitas e Alferes Costa.

O serviço já está na reta final com 90% de conclusão da nova calçada, que recebeu rampas de acessibilidade e piso tátil.

Igor Monteiro