Prefeitura de Belém atua na modernização da iluminação pública da cidade

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo(Seurb), avança com a modernização da iluminação pública nos bairros, avenidas e pontos turísticos da cidade.

Bosque Rodrigues Alves

Entre os espaços que receberam os serviços de modernização da iluminação, destaca-se o entorno do Bosque Rodrigues Alves. O serviço consistiu na substituição dos 115 pontos de iluminação com antigas luminárias de descarga, com lâmpadas de vapor metálico, por luminárias de LED.

Moradores satisfeitos

“Com essa iluminação melhorou bastante. Eu frequento aqui o calçadão do entorno do Bosque e acho extremamente necessário e satisfatório essa troca da iluminação. Antes era muito escuro, então eu tinha até receio de frequentar aqui, porque facilitava assaltos e outras coisas”, afirma a artista plástica Andreza Oliveira.

“Agora o nosso Bosque ficou uma belezura. Antes dessa mudança  a situação era muito preocupante, sempre tinha algumas lâmpadas queimadas e prejudicava o trajeto das pessoas que utilizam as calçadas. Tenho certeza que não somente eu, mas todos estão satisfeitos”, afirma a advogada Elizabeth Sombra.

O educador físico Murilo Gonçalves que realiza um trabalho de assessoria esportiva no entorno do Bosque afirma que antes a iluminação era precária. “Agora posso atrair mais pessoas para as minhas aulas e consequentemente aumentar a minha renda.O Bosque realmente está muito bem iluminado”,comentou o educador.

Complexo Turístico Ver-o-Rio

O Complexo Turístico Ver-o-Rio, outro importante ponto turístico de Belém, também recebeu os serviços de modernização da iluminação. De acordo com o diretor do Departamento de Iluminação Pública da Seurb, Félix Negrão, o complexo recebeu um moderno sistema de iluminação pública, incluindo iluminação específica no entorno do lago, novos projetores iluminando o lago e o memorial dos povos indígenas, novos postes de fibra e luminárias decorativas.

“A nova iluminação vai proporcionar aos frequentadores aproveitar os encantos deste belo cartão postal da cidade até mais tarde. Quem também aprovou a mudança foram os comerciantes do local, que agora vão poder receber mais clientes à noite nos estabelecimentos”, detalha Félix. Ele ressalta, que a meta da Seurb é avançar com a modernização por toda Belém e seus distritos.

Modernização da iluminação de toda cidade

Félix Negrão explica, que recentemente a prefeitura assinou a Ordem de Serviço que autoriza a concessão da iluminação pública no modelo de Parceria Público Privada (PPP), visando a modernização de todo o parque de iluminação pública municipal no prazo de dois anos.

“O projeto tem previsão de iniciar agora no segundo semestre e ser concluído até agosto de 2024. Trata-se de uma verdadeira revolução para a cidade de Belém, pela qual será possível se alcançar, em um curto intervalo de tempo, diversos benefícios, entre eles, a modernização de mais de 90 mil pontos de iluminação”, ressalta Negrão.

Atendimento

A Seurb disponibiliza agora com um novo canal de atendimento para solicitações dos serviços de iluminação pública, por meio do número 0800 042 0971. Para que o atendimento seja rápido, é necessário que o solicitante passe algumas informações, como o número da plaqueta amarela do poste e o endereço correto.

As solicitações também poderão ser feitas na sede da Seurb, localizada na avenida Governador José Malcher, 1622, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

Igor Monteiro