Prefeitura de Belém avança com obras de reforma, manutenção e revitalização em vários pontos da cidade

• Atualizado há 1 ano ago

Pontos turísticos, praças e avenidas importantes da cidade recebem diversos serviços da Prefeitura de Belém, por meio do Departamento de Obras Civis (Deoc) da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb).

“É preciso lembrar que os pontos da nossa cidade necessitam de constantes mudanças e adaptações, por isso, a gestão municipal atual está investindo no melhoramento desses espaços em benefício do dia a dia de toda a população”, informou o secretário de Urbanismo, Deivison Alves.

O Departamento de Obras Civis da Seurb está à frente de obras importantes como a reforma do Portal da Amazônia, a padronização do calçamento público da avenida Senador Lemos e a reforma e manutenção da Praça São Sebastião, no bairro da Sacramenta.

Portal da Amazônia
Com mais de seis quilômetros de orla, o Portal da Amazônia é um grande espaço de lazer para diversas idades e recebe diariamente muitas famílias. Em razão disso, o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, assinou uma ordem de serviço no final de junho para que os serviços de manutenção e revitalização do local fossem realizados.

A arquiteta do Departamento de Obras Civis (Deoc) da Seurb, Márcia Gomes, é a responsável pela fiscalização dos serviços e explicou que os trabalhos que a Prefeitura está executando no Portal da Amazônia “vão reforçar a condição de atrativo ponto turístico e espera entregar à população um espaço com qualidade e segurança para os permissionários e visitantes da área”.

Nelma Monteiro é dona de casa e frequenta o Portal da Amazônia todos os dias com a família para passeio com os pets. “Essa manutenção vai ser maravilhosa, porque a gente sente falta de algo a mais. Que as pessoas venham com suas famílias, conversem, vejam o por do sol. É um lugar que merece uma atenção a mais”.

A reforma do espaço já conta com 80% dos trabalhos executados, onde as equipes atuam na manutenção de quiosques, alambrados, calçadas, bancos, lixeiras, decks, instalação da iluminação pública de LED e paisagismo. Com o trabalho avançado, a concusão da reforma do Portal da Amazônia está prevista para o segundo semestre deste ano.

Calçamento público na Senador Lemos
A avenida Senador Lemos recebe, por etapas, a padronização do calçamento público em toda a extensão da via. O calçamento conta com novo piso tátil, rampas de acessibilidade e faixa verde.

“A padronização do calçamento público na avenida Senador Lemos também é de extrema importância para o deslocamento da população, principalmente porque as novas calçadas já contam com o piso tátil, assegurando a acessibilidade de todos”, reforçou a arquiteta do Deoc, Márcia Gomes.

Sâmia Barbosa é proprietária de uma loja na avenida e disse que “a calçada limpa e nova tem ajudado a todos nós. Antes os idosos reclamavam muito das irregularidades, assim como os próprios clientes que vinham aqui na minha loja. Os meus clientes têm elogiado bastante, porque está melhor para todos andarem por aqui e isso melhora até a movimentação do nosso negócio”.

Mais de 40% do calçameno já foi concluído e o titular da Seurb reforça que a gestão municipal desde 2021, já realizou a construção e reforma de mais de 47 mil metros quadrados de calçadas em toda Belém.

Praça São Sebastião

A Praça São Sebastião, no bairro da Sacramenta, sempre teve um fluxo grande de frequentadores, por isso, as equipes trabalham na reforma e manutenção do espaço com a padronização das calçadas, reforma de bancos, instalação da iluminação de LED, lixeiras e paisagismo.

Morador do entorno há mais de 60 anos, Francisco Xavier declarou estar contente com a reforma do espaço. “É uma satisfação, um prazer, a Prefeitura ajeitar essa praça, que merece”. O movimento da praça é para todos os públicos, que visitam o espaço para o lazer, passeio com animais domésticos e o consumo de lanches e comidas típicas.

“Em 2021, iniciamos uma força-tarefa de análises e vistorias para que algumas praças de Belém fossem recuperadas. Ao todo, mais de 20 logradouros públicos passaram por reformas e foram reinaugurados”, informa Deivison Alves.

“Iniciamos a reforma da São Sebastião no final do mês de junho e hoje já temos mais de 80% do trabalho concluído. Estamos felizes que a obra está recebendo o apoio dos moradores e que logo, logo, todos poderão aproveitar desse espaço por completo”, completou a arquiteta do Deoc.

Outras praças

O secretário de Urbanismo também anunciou que foi iniciado um processo de licitação específico para reformas e revitalização de praças. “Em breve iremos divulgar novas praças que irão ser beneficiadas com uma grande revitalização”, avisa Deivison Alves.

Sarah Carneiro