Prefeitura de Belém entrega Complexo Turístico Ver-o-Rio totalmente reformado nesta quinta, 14

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), inaugura na noite desta quinta-feira, 14, as obras de revitalização do Complexo Turístico Ver-O-Rio. O espaço foi completamente reformado e será entregue à população pelo prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, entre 18h e 20h.

A programação de entrega terá também apresentações de artistas locais, além da aprovação de crédito solidário a pequenos empreendedores que atuam no Complexo Turístico Ver-o-Rio pelo Banco do Povo de Belém. O espaço, localizado na avenida Marechal Hermes, bairro do Umarizal, recebeu, ainda, ações da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob).

A revitalização do ponto turístico é demanda apresentada nas plenárias dos bairros, que compõem o Distrito Administrativo de Belém (Dabel), no Fórum Permanente de Participação Cidadã Tá Selado e está orçada em R$ 998.565,00.

“Recebemos a missão de recuperar e modernizar os equipamentos públicos deste espaço, que faz parte da história de Belém. O Complexo Ver-o-Rio recebeu o tratamento que sempre mereceu”, afirma o secretário de Urbanismo de Belém, Deivison Alves.

Ele informa que a reforma visa o restauro das estruturas, passarelas, recomposição das calçadas com pedras portuguesas, da quadra de areia, do parquinho destinado às crianças e também instalação de equipamentos para a realização de atividades físicas, novo paisagismo, nova identidade visual, pintura geral, reforma do posto da Guarda Municipal e um novo projeto de iluminação em LED”.

A Semob realizou melhorias na sinalização de eixo, retenção, pare, faixa de travessia e estacionamento e revitalizou 875,72 metros de ciclofaixa no Ver-o-Rio.

Crédito solidário

O Comitê de Crédito do Banco do Povo de Belém, que delibera sobre os pedidos formalizados de crédito solidário, aprovou, na tarde desta quarta-feira, 13, o atendimento de sete pequenos empreendedores que atuam na área do Ver-o-Rio, todos são permissionários da Prefeitura de Belém. O valor total aprovado foi de R$ 23.500.

O valor máximo permitido para pessoa física, de R$ 5 mil, foi aprovado para o dono do pedalinho. Também receberão, um pipoqueiro, um vendedor de bombons e quatro vendedores de lanches.

História

O Ver-o-Rio começou a ser erguido em 1999, na gestão municipal do então prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, e tornou-se um dos principais pontos turísticos. No decorrer do tempo, o espaço ficou abandonado e sem a manutenção adequada.

O Complexo Turístico do Ver-o-Rio, que tem mais 5.000² metros, é administrado pela Coordenadoria Municipal de Turismo de Belém (Belemtur).

O coordenador da Belémtur, André Cunha, afirma que, após revitalizado, o espaço será um presente oferecido aos belenenses. Além disso, os turistas poderão contar com o Centro de Atendimento ao Turista (CAT), que fornece informações históricas da cidade e dos pontos turísticos.

Programação – A entrega da revitalização do Complexo Turístico Ver-o-Rio vai contar com uma programação cultural especial, que terá as apresentações de Mestre Laurentino, Delcley Machado e do MG Calibre e banda, a partir das 18h.

Igor Monteiro

Colaboração: