Prefeitura de Belém executa serviços de manutenção no Portal da Amazônia

O Portal da Amazônia acaba de receber um investimento de R$ 2,48 milhões para realização de manutenção de quiosques, alambrados, calçadas, decks, iluminação pública de LED, paisagismo e reparos em muitos outros espaços do local que beneficiarão a população. O Ordem de Serviço (OS),que formaliza os trabalhos, foi assinada pelo prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, esta semana, e as obras foram iniciadas imediatamente.

De acordo com a Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), a recuperação dos equipamentos públicos da área foi uma determinação do prefeito de Belém. “O Portal da Amazônia irá receber um belo tratamento, para que os usuários voltem a usufruir, com qualidade, deste lindo espaço, que a nossa cidade possui”, declarou o secretário municipal de Urbanismo, Deivison Alves.

Trabalho minucioso

A arquiteta Márcia Gomes, do Departamento de Obras Civis (Deoc) da Seurb, é a responsável pela fiscalização do serviço de manutenção. Ela explicou que os trabalhos que a Prefeitura está executando no Portal da Amazônia vão reforçar a condição de atrativo ponto turístico deste espaço da capital paraense, uma vez que trata-se de um dos mais importantes pontos de lazer da cidade, o qual recebe diariamente muitas famílias.

“O espaço tem mais de seis quilômetros de orla e agora está passando por uma importante manutenção, onde a Prefeitura, por meio da Seurb, espera entregar à população um espaço com qualidade e segurança, para os permissionários e visitantes da área”, disse Márcia Gomes.

“Inicialmente, as equipes estão fazendo a retirada do madeiramento dos decks e isolamento dos espaços. Em seguida, os trabalhadores seguem para a manutenção de outras áreas, como bancos e calçadas”, detalhou a arquiteta.

Passeio, saúde e lazer

Muitos frequentadores vão ao local para prática de exercícios físicos, passeios em família e com animais de estimação e também para degustação de comidas típicas.

A dona de casa Nelma Monteiro disse que a manutenção é muito importante para ela e a família, que vão todas as manhãs ao Portal da Amazônia, para passear com os cachorros. “A gente percebia a necessidade da manutenção das áreas, das lixeiras, principalmente, deste lugar tão bonito”, declarou.

Quando perguntada sobre as expectativas de ver o espaço pronto, Nelma disse: “Égua, essa manutenção vai ser maravilhosa, porque a gente sente falta de algo a mais. Que as pessoas venham com suas famílias, conversem, vejam o pôr do sol. É um lugar que merece uma atenção a mais”.

De acordo com a Seurb, a previsão de entrega de todo o serviço de manutenção do Portal da Amazônia é para o final deste ano.

Sarah Carneiro