A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), e Diretoria da Festa de Nazaré realizaram a instalação de 35 placas informativas para o projeto “Caminho do Círio”. A ação visa destacar o percurso oficial da maior festa religiosa do Pará, que acontece sempre no segundo domingo de outubro, reunindo, aproximadamente, cerca de 2,5 milhões de pessoas todos os anos.
Para o secretário municipal de Urbanismo, Deivison Alves, “identificar com placas o caminho do Círio de Nazaré, em Belém, é reforçar a simbologia desses milhões de romeiros durante a procissão, assim como reforçar a fé em Nossa Senhora de Nazaré”.
Identificação do trajeto
A arquiteta da Diretoria de Obras Civis (Deoc) da Seurb, Márcia Miranda, é a responsável pela fiscalização do serviço de fixação das placas. “O Círio é uma das festas religiosas mais importantes do mundo e é uma honra participar dessa ação, que vai ficar para a posteridade, identificando os caminhos pelos quais milhões de pessoas demonstram sua fé todos os anos”, ressalta.
Ao todo, a Prefeitura providenciou a identificação de 35 pontos, com saída da Catedral Metropolitana de Belém, no bairro da Cidade Velha, passando por pontos importantes da cidade, como a Estação das Docas, avenida Presidente Vargas, praça da República, avenida Nazaré até chegar o percurso na Basílica de Nazaré.
As placas ajudam os romeiros a refletirem sobre a fé e devoção à Nossa Senhora ao longo de todo o percurso. “É para que todos identifiquem que é um caminho histórico, caminho de muita fé e que vai ficar marcado durante o ano inteiro o quanto a nossa cidade é devota de Nossa Senhora de Nazaré”, completa o titular da Seurb.
Projeto Caminho do Círio
O Projeto Caminho do Círio, lançado em 2022, foi criado para incentivar e promover a realização do percurso do Círio em qualquer época do ano, possibilitando que turistas de todo o mundo, assim como romeiros, percorram o trajeto da romaria, seja pagando alguma promessa, seja conhecendo os locais pelo qual a procissão passa durante o Círio.
Segundo o diretor de procissões da Festa de Nazaré, Franco Marcial, o projeto “surgiu a partir da necessidade de conhecimento mais aprofundado do caminho do Círio, com destaque para os monumentos históricos, além de realizar uma avaliação detalhada do percurso da procissão, como a segurança nas calçadas”.