Prefeitura de Belém inaugura novo Complexo do Jurunas, totalmente reformado

• Atualizado há 9 meses ago

Com festa da aparelhagem Rubi e das Escolas de Samba Rancho Não Posso me Amofiná e Caprichosos da Cidade Nova, a população recebeu o Complexo do Jurunas, na manhã desta segunda-feira, 22. O prédio homenageia um grande nome da cultura popular do bairro, Félix Carlos dos Santos. A obra entregue tem 3.900 metros quadrados, adaptados às necessidades dos feirantes, que estavam há três anos em espaço improvisado.

Dias melhores

Para a feirante Ana Maria Gomes, de 52 anos, que vende refeições há 20, o novo Complexo é uma esperança em dias melhores. “Estávamos há três anos esperando um local adequado para trabalhar, porque, até antes de sair daqui de dentro, o mercado estava muito deteriorado e não tinha como atender os clientes dentro das normas. Ali fora quando chovia alagava tudo, era um horror. Agora não, agora é um espaço amplo, bonito. Agora, a gente espera que os consumidores voltem”, comemora.

Mais conforto e segurança

O investimento de quase seis milhões de reais dará mais conforto e segurança aos permissionários e aos consumidores.

A dona de casa Maria Santos, 64 anos, moradora do Jurunas e frequentadora do Complexo, acredita que agora será possível fazer compras com mais segurança. “A feira recebe muitos consumidores de outros bairros, e como agora vai ter um espaço mais bonito vai aumentar a circulação de pessoas e mercadorias no bairro”, acredita.

Homenagem

O Complexo recebeu o nome de Félix Carlos dos Santos, um grandes produtores culturais do bairro, falecido em 2019. Félix, além de ex-vice presidente da Escola de Samba Rancho não Posso me Amofiná, era também presidente da quadrilha junina Sedução Ranchista. A filha do produtor, Monicky dos Santos, se emocionou com a homenagem.

“Eu me sinto muito honrada de ver o nome do meu pai na placa do Complexo. É um reconhecimento da importância do trabalho dele. Isso era um sonho do meu pai e fico muito feliz de poder viver esse momento”, conta.

O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, entregou a obra reconhecendo a importância e a força do bairro do Jurunas para a cultura e a economia de Belém.

“Estamos aqui inaugurando o Complexo do Jurunas, uma obra importante, o verdadeiro coração econômico do bairro. Tudo nesse mercado foi feito com muito amor e muita participação dos feirantes. Eles elegeram uma Comissão de Fiscalização de Obras e Serviços que não deixaram a obra sair diferente do que foi projetado e que está sendo entregue com as demandas atendidas”, reforça o prefeito.

Márcia Lima