Prefeitura de Belém intensifica o serviço da decoração luminosa do Círio 2022

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo(Seurb), segue com a finalização dos trabalhos da Iluminação Decorativa do Círio 2022. Neste ano, as estações decorativas da cidade contemplam novos locais para oferecer mais beleza, luz e muitas cores à cidade durante a festa dedicada à Padroeira dos paraenses.

A tradicional iluminação temática da Praça Santuário, em frente à Basílica, será inaugurada no dia 04 de Outubro, após a missa da abertura oficial do 2030º Círio de Nossa Senhora de Nazaré. Na Praça, a imagem luminosa de Nossa Senhora montada com lâmpadas de LED, montada na entrada do espaço, permanecerá no local junto a elementos luminosos de anjos com corneta, conjuntos de notas musicais e uma cascata. Pela primeira vez este ano, a imagem também fará o giro de 360º.

Os moradores de Belém já estão curiosos com o resultado do projeto luminoso para o Círio 2022. Entre eles, João Barbosa, de 60 anos, que trabalha vendendo as tradicionais fitinhas de pedidos dos fiéis. ‘’Estou aqui todos os dias na época do Círio, noite e dia, e já observei que a iluminação da praça está ficando ótima. A minha expectativa é que dê bastante gente por aqui e que tudo esteja bem iluminado para as pessoas que vêm de fora’’, comentou.

‘’Neste ano, já deu pra perceber que a iluminação está melhor do que a dos anos anteriores, com elementos novos e sei que vai ficar mais bonito ainda. A iluminação da igreja não conseguia dar conta, estava muito escuro e o que percebo é que está ficando mais iluminado e atraindo mais as pessoas. Isso contribui com o nosso trabalho, pois chama a atenção de mais turistas e atrai o próprio povo paraense’’, relatou a vendedora de objetos decorativos do Círio, Silvia Coelho, de 58 anos.

O professor Francisco Jorge, que mora em Manaus e conhece Belém pela primeira vez, conta que todo turista tem as suas expectativas quando visita uma cidade. “Vim de noite aqui e achei tudo muito bonito, principalmente a iluminação decorativa e comparada a outros lugares que já conheci, mesmo sendo evangélico, achei lindo e organizado o trabalho de decoração que está sendo feito por aqui’’.

Segundo o Diretor do Departamento de Iluminação Pública da Seurb, Félix Negrão, a iluminação decorativa da praça este ano também recebeu novidades e foi pensada de forma especial, pela importância da Basílica que é a chegada da Procissão do Círio.

‘’Para 2022, pensamos com muito carinho essa iluminação, que será  bastante carregada, iluminando todos os postes com elementos decorativos e também ornamentando, de uma forma especial, a imagem de Nossa Senhora de Nazaré. Agora, está mais alta e com alcance maior em relação ao ano passado, além das lâmpadas de LEDs que irão destacar e deixar as cores do manto ainda mais vivas’’, explicou Felix Negrão.

O coordenador do Círio 2022, Antônio Salame, agradeceu o serviço que a Prefeitura de Belém está oferecendo ao Círio 2022. ‘’A Diretoria da Festa de Nazaré agradece pela gentil homenagem que a prefeitura está fazendo à Nossa Senhora, adornando com belíssimas luzes todo o trajeto do Círio de Nazaré, bem como a Av. Visconde de Souza Franco e Praça Santuário”.

Aeroporto – Uma das novas estações decorativas será no Aeroporto Internacional de Belém, que receberá pela primeira vez uma estrutura luminosa da imagem de Nossa Senhora de Nazaré. Para o Secretário da Seurb, Deivison Alves, o objetivo é que os turistas que chegam pelo aeroporto passem a ser envolvidos pela festa do Círio a partir do momento que presenciarem a estrutura assim que chegarem à capital paraense.

Durante conversas com a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), o titular da Seurb também pediu para que os pilotos dos voos que chegam em Belém pela baía do Guajará, informem aos passageiros que, por meio das janelas das aeronaves, observem a imagem que está instalada na doca fazendo o giro de 360º.

Icoaraci – O distrito de Icoaraci, por sua vez, receberá também pela primeira vez uma estrutura luminosa de nossa senhora, além de elementos luminosos nos postes em formato de anjos que irão ornamentar toda a orla, um dos principais cartões postais de Belém.

“Icoaraci fica linda e em clima de festa, isso incentiva o turismo a conhecer o distrito. Ano passado vimos um movimento lindo de famílias e turistas que vieram visitar a orla de Icoaraci e, por causa disso, fizeram muitos registros em suas redes sociais. E, certamente, este ano não será diferente’’, comentou Gregório Neto, Agente Distrital de Icoaraci.

Praça Frei Caetano – A praça Dom Frei Caetano Brandão, localizada no centro histórico da cidade, está praticamente pronta, com decoração luminosa composta com elementos de led em formato de anjos com corneta, além dos tradicionais elementos nos postes.

Colaboração: Talissa Fernandes – Seurb.

Igor Monteiro