Prefeitura de Belém já recuperou mais de 50 mil metros quadrados de calçadas públicas desde 2021

• Atualizado há 9 meses ago

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), já executou a construção, manutenção, recuperação e revitalização de mais de 50 mil metros quadrados de calçadas públicas em Belém, desde o início da atual gestão, em 2021.

Calçadas de avenidas, praças e logradouros fazem parte de uma grande operação para o melhoramento do ir e vir da população. Isso é sentido pelo moradores da cidade, como a aposentada Marina Soares, moradora da Sacramenta. Ela conta que antigamente as calçadas não tinham sinalização e até provocavam acidentes. “Mas agora vejo tudo muito certinho. Fico muito feliz e segura de andar por aqui agora”.

Calçadas de Belém

Os mais de 50 mil metros quadrados de calçadas, que foram revitalizados, envolvem muito mais do que pequenos consertos, uma vez que a operação faz a construção de calçadas totalmente acessíveis e a instalação de faixas verdes, como um meio de trazer mais vegetação para os espaços públicos.

Essas novas calçadas estão por todos os cantos de Belém, como nas avenidas Marquês de Herval, Senador Lemos, Pedro Álvares Cabral, Doutor Freitas, Rômulo Maiorana, assim como também fazem parte de espaços turísticos e mudam o dia a dia dos locais, com mais passeios, lazer e ainda prática de exercícios físicos, como no Boulevard da Gastronomia, Portal da Amazônia, no entorno do Instituto Federal do Pará (IFPA), em praças na Marambaia, Marex, Val-de-Cans, Curió-Utinga, Cidade Velha, Jurunas e Reduto.

Para Teodorico Almeida, morador da Bernardo Sayão há mais de 50 anos, a calçada trouxe diversos benefícios para todos que passam diariamente pelo local. “Comparado ao que era antes, já vivemos muitas melhorias aqui na nossa área. Tudo que vem pra melhorar é bom, então essa calçada é um progresso pra gente”, completou.

Pedra portuguesa

Como forma de conservar a história de Belém, diversas calçadas, principalmente nos bairros Campina e Cidade Velha, são de pedra portuguesa. Dessa forma, o serviço de manutenção desse calçamento é feito em diversos períodos do ano, assim como devem seguir uma regulamentação de calçadas tombadas, designada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

“Com o grande volume de chuva e o grande fluxo de pessoas, as calçadas de pedra portuguesa precisam de uma atenção maior no momento da manutenção, assim como precisam de manutenção regular, para que seja preservado o calçamento”, explica a arquiteta do Departamento de Obras Civis (Deoc) da Seurb, Márcia Gomes.

De acordo com o secretário municipal de Urbanismo, Deivison Alves, muitas pessoas falam em reformar essas calçadas com concreto, mas como são tombadas pelo Iphan, é necessário seguir uma orientação do órgão para essa manutenção. “Dessa forma, o serviço do calçamento de pedra portuguesa é mais detalhado e manual, com os operários seguindo o passo a passo da revitalização, de acordo com as normas exigidas pelo Instituto”, esclarece o secretário.

Exemplos dessas calçadas estão no entorno do Palácio Antônio Lemos, nas praças Batista Campos, da República, Felipe Patroni e Dom Pedro II, assim como nas avenidas Nazaré e Presidente Vargas e nas imediações do Bosque Rodrigues Alves e Museu Emilio Goeldi.

Próximos passos

De acordo com a arquiteta do Deoc, o cronograma segue avançando.  “Uma equipe acabou de revitalizar a calçada que fica no entorno do Bosque e outra equipe já iniciou a manutenção da calçada do Museu”, disse.

O secretário Deivison Alves informou quem desde o início da gestão o trabalho não para. “Estamos com equipes diariamente nas ruas fazendo, desde pequenas manutenções até grandes reformas nas calçadas da cidade. Nosso principal objetivo é continuar avançando e levar esses serviços para o máximo de ruas e avenidas e beneficiar toda a nossa população”, finalizou.

Padrão adequado

Para casos onde a própria população deseja reformar ou construir calçadas, a Seurb aconselha adequá-la aos padrões a fim de evitar futuros transtornos. Além de avaliar os projetos que devem ser apresentados para esse tipo de construção, o Núcleo Setorial de Código de Posturas (NSCP) estabelece o padrão adequado de calçadas em relação a vários aspectos, como elevação, inclinação, revestimento, nivelamento e alinhamento, assim como obstruções.

O secretário municipal de Urbanismo reitera que já existe um cronograma de manutenção das calçadas pronto e sendo executado em pontos turísticos, ruas, avenidas, praças e canteiros centrais.

Sarah Carneiro