Prefeitura de Belém lança aplicativo para serviços de iluminação pública para sistema IOS

Desde a criação de canais que facilitam ao cidadão o acesso às solicitações sobre iluminação pública dos bairros e distritos de Belém, a Prefeitura de Belém segue com ampliação do acesso ao serviço para a população. Além do aplicativo Iluminação Pública Belém para sistemas Androids, agora o app também já está disponível para sistemas operacionais IOS.

A criação dos novos canais de atendimento faz parte do contrato de concessão administrativa via Parceria Público-Privada (PPP), entre a Prefeitura de Belém e a concessionária de iluminação pública, Luz de Belém.

Ampliação e modernização

“Seguimos ampliando os meios de comunicação, para que a nossa população possa fazer suas solicitações quanto à manutenção de pontos de iluminação pública, que precisam de atenção do poder público”, explica o secretário municipal de Urbanismo, Deivison Alves. “Na atual gestão, possuímos vários canais de atendimento, como o site, o canal 0800 042 0971, o aplicativo que pode ser baixado nos aparelhos de sistema Android, e agora também no IOS, e continuamos com o atendimento presencial na sede da Seurb, assim como na sede da Luz de Belém”.

Nos últimos quatro meses, segundo explica o secretário, a Prefeitura de Belém atendeu mais de 1.826 solicitações de serviços referentes à iluminação pública na capital e regiões distritais. As demandas foram solicitadas por meio dos novos canais de atendimento oferecidos à população.

“Esse balanço mostrou que a população aprovou e está utilizando os novos canais de comunicação. Estamos trabalhando diariamente também na modernização do parque de iluminação pública de toda a Belém. Atualmente, estamos com equipes trabalhando na modernização da iluminação pública na rodovia Arthur Bernardes, nos residenciais Maracacuera I e II em Icoaraci e nos canais da Timbó e União”, complementa Deivison Alves.

Atendimento

Para as solicitações de serviços, o usuário precisa ter em mãos os sete números que constam na placa amarela fixada no poste da luminária, que permite a localização do ponto que precisa de manutenção.

O atendimento, tanto pelo site, quanto pelos aplicativos, é bem simples: em ambos você pode lançar o endereço com o número da plaqueta já solicitando a manutenção ou pode inclusive localizar no próprio mapa.

Quando você abre o app, o portal tem um mapa que você pode direcionar para o endereço e, por ele, você solicita a manutenção e indica qual seria a plaqueta.

Aplicativo

Com o aplicativo Iluminação Pública Belém, é possível informar o endereço da denúncia e solicitar os serviços de forma mais rápida e intuitiva. O cadastro pede somente o email e o CPF do usuário.

O aplicativo é totalmente gratuito. Para realizar o download, basta acessar a loja de aplicativos do celular ou tablet e digitar: Iluminação Pública Belém.

Portal

O portal também já está disponível para a população e pode ser acessado pelo site da Seurb, na aba “Solicitar reparo em iluminação pública’’, e também pelo site da Luz de Belém.

Atendimento presencial

O atendimento presencial relacionado às denúncias de iluminação pública continua na sede da Seurb, que fica na avenida Governador José Malcher, nº 1622, assim como na sede da Luz de Belém, na travessa Alferes Costa, Nº 2859.

Igor Monteiro