Prefeitura de Belém realiza manutenção das calçadas da praça Batista Campos

• Atualizado há 3 anos ago

Os frequentadores e permissionários da praça Batista Campos acompanham o início dos serviços para corrigir os pontos danificados da calçada. O serviço realizado pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), consiste na retiradas das pedras onde o piso está danificado e recolocação de novas pedras ou reaproveitamento, além de novo rejuntamento. A previsão de conclusão da obra, que tem o custo de R$ 434.405,70, é até o dia 15 de janeiro.

“É muito importante essa revitalização da calçada pra todo mundo transitar tranquilo sem acidentes. Essa praça recebe muitas crianças, turistas e idosos que realizam suas caminhadas. Tenho acompanhado o trabalho de revitalização que a Prefeitura de Belém está realizando em diversas praças”, afirma o turista Walter da Souza.

Serviço minucioso

De acordo com a arquiteta da Seurb, Márcia Miranda, fiscal da obra, o trabalho é minucioso e artesanal, com a reposição de novas pedras, uma a uma, onde há falhas no calçamento do local. Depois de assentadas, as pedras recebem a aplicação de um tipo de argamassa para evitar que elas se soltem novamente.

O permissionário Caio Campos, que há um ano e meio vende água de coco na praça, afirma que os vendedores do local estão satisfeitos com o início dos serviço de revitalização da praça que é histórica.

“Pra gente é maravilhoso, porque aumenta o número de pessoas para praticar esportes aqui e também vai aumentar as nossas vendas neste fim de ano”, acredita o vendedor.

O secretário municipal de Urbanismo, Deivison Alves, explica que uma área de cerca de 1,5 mil metros quadrados será recuperada.

“Após a conclusão do trabalho, será feita a lavagem das calçadas para remover resquícios de material de obra e ressaltar a beleza das pedras portuguesas”, informa Deivison.

Manutenção

A Seurb também executa obras de manutenção em outros logradouros da capital, entre eles a revitalização as praças F, O, K e H, que ficam no conjunto Gleba I; da praça do conjunto Costa e Silva e da Sônia Maria Frazão, no conjunto Gleba II; a da Independência, localizada na alameda Independência, no bairro do Umarizal, e a Praça da Amizade, localizada no distrito de Outeiro.

Também recebem serviços de manutenção a calçada e o muro do Bosque Rodrigues Alves, a quadra poliesportiva, pista para a prática de skate, anfiteatro e área de convivência, situados na avenida Almirante Tamandaré, no bairro da Cidade Velha, o Ver-o-Rio e canteiro da avenida Pedro Álvares Cabral.

“A secretaria está com uma força-tarefa de análises e vistorias, para que essas praças possam ser recuperadas. Somando tudo são mais de 20 equipamentos públicos que estão em reforma e logo todas serão reinauguradas”, garante Deivison Alves.

Igor Monteiro