Prefeitura de Belém realiza obra emergencial de energia elétrica no Ver-o-Peso

Uma obra emergencial de recuperação dos circuitos de energia elétrica está sendo realizada pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), no complexo do Ve-o-Peso. A obra irá restabelecer o fornecimento de energia elétrica das ”boeiras” (cozinheiras) que trabalham nas barracas de refeição.

Na manhã desta quarta-feira (21), equipes da Seurb e Secretaria Municipal de Economia (Secon) estiveram no local para acompanhar o andamento da obra. É uma resposta imediata da Prefeitura diante das ocorrências de furtos constantes de cabos que causaram a falta de energia elétrica que atingiu cerca de 85 barracas do local.

De acordo com o diretor do Departamento de Iluminação Pública da Seurb, Félix Negrão, o órgão municipal de Urbanismo já estava monitorando a situação há tempos. ‘’Com o término do processo licitatório e o início dos procedimentos para assinatura de contrato e emissão de ordem de serviço, na semana passada os técnicos estiveram no local fazendo levantamento técnico para podermos iniciar os serviços’’, explicou.

Projeto Emergencial  Como os furtos foram feitos na parte elétrica, que passa debaixo plataforma, agora, os engenheiros irão implementar um projeto aéreo pensado de forma estratégica para inibir esse tipo de ocorrência.

‘’Começamos ontem a implantar os postes, na sequência vamos lançar os cabos alimentadores, para a derivação das barracas. Logo depois, começaremos a fazer a interligação das barracas com os cabos alimentadores e, em seguida, ligar o pessoal que trabalha nas barracas de maniva e tucupi’’, detalhou o engenheiro civil da empresa contratada para realizar a obra, Dickson Lopes.

Associação – Enilse Ribeiro, que é uma das representantes da associação dos trabalhadores que atuam com venda de refeição no complexo do Ver-O-Peso, comentou sobre a importância do serviço emergencial no local. ‘’Estávamos numa situação muito difícil por causa do roubo dos cabos, ficamos sem energia. Como houve uma mobilização pacífica, a prefeitura deu uma resposta rápida, graças a Deus”.

‘”Ontem recebemos a Seurb e Secom que estão dando essa força para o feirante. Agradecemos por terem vindo aqui nos ouvir e já iniciar a solução para o problema. Estamos confiando nisso‘’, finalizou a liderança dos vendedores de refeição.

O secretário municipal de economia em exercício, Carlos Marques, disse que “sabemos que além de ponto turístico, o Complexo do Ver-o-Peso é a fonte de renda para centenas de permissionários que precisam de dignidade para trabalhar. Por isso, o restabelecimento da energia está sendo prioridade para nós da Secon e Seurb, a fim de garantir que as atividades voltem o quanto antes ao normal”.

Já o secretário Municipal  de Urbanismo, Deivison Alves, destaca que os serviços emergenciais para restabelecer o fornecimento de energia elétrica no espaço das boeiras já faz parte da operação Círio 2022. “Visando garantir a segurança e o aumento de renda tanto delas, quanto dos comerciantes neste período que antecede o Círio, iniciamos o mais rápido possível os serviços emergenciais para até a sexta-feira,23, tudo seja concluído”.

Denúncia –  A previsão é que o serviço emergencial seja concluído em uma semana. A Prefeitura reforça que a população também pode ajudar para evitar ocorrências de furtos de cabos. Para isso, pode fazer denúncia pelo telefone 153 da Guarda Municipal.

A ligação é gratuita e o atendimento é feito por um guarda no Sistema Integrado de Monitoramento (SIM), que vai encaminhar a viatura mais próxima para verificar a situação.

Colaboração de Talissa Fernandes- Seurb.

Igor Monteiro