Prefeitura e diretores da Festa de Nazaré alinham ações integradas para o Círio 2022

O secretário municipal de Urbanismo, Deivison Alves e o diretor do Departamento de Iluminação Pública da Seurb, Félix Negrão, receberam na manhã desta quarta-feira, 3, representantes da diretoria da Festa de Nazaré para discutir e alinhar as demandas relacionadas ao calçamento do trajeto da procissão, o reforço de iluminação no percurso da Trasladação e a tão aguardada iluminação decorativa para a festividade do Círio 2022.

A maior romaria da festividade, que ocorre no segundo domingo de outubro, costuma reunir cerca de 2 milhões de pessoas pelas ruas de Belém. Por conta da pandemia, no entanto, as edições 2020 e 2021 não contaram com procissões oficias. Este ano, estão previstos todos os eventos e procissões do Círio.

Nova iluminação temática para a festividade do Círio de Nazaré 2022

O secretário de Urbanismo afirma que é uma grande satisfação da atual gestão contribuir para o clima festivo e religioso, que toma conta da cidade em outubro, levando mais beleza, inovações, cores e luzes para as ruas da cidade.

“A iluminação temática do Círio é uma das épocas mais esperadas do ano. Tanto a população quanto os turistas esperam ansiosos por este momento. O que podemos adiantar é que todos vão se surprender. Estamos preparando muitas surpresas e grandes novidades na iluminação decorativa do Círio 2022”, informa Deivison Alves.

O diretor do Departamento de Iluminação Pública, Felix Negrão, explica que durante a reunião foram tratados diversos pontos em relação ao reforço de iluminação no trajeto da Trasladação e a iluminação temática para o Círio.

A iluminação temática irá contemplar o trajeto da grande romaria e da trasladação e alguns pontos turísticos de Belém, como a avenida Visconde de Souza Franco e a Orla de Icoaraci, além da chegada a Belém, tanto pela via terrestre na BR-316, quanto por via aérea no aeroporto de Val-de-Cans.

Parceria – Para o coordenador da diretoria da Festa de Nazaré, Antônio Salame, a reunião foi muito importante para fortalecer ainda mais a parceria entre a diretoria da festa e a Prefeitura. “Alinhamos vários pontos para que tudo esteja perfeito, durante o período das procissões e também sobre o reforço de iluminação para evitar escuridão e garantir o máximo de segurança para todos os romeiros”, detalhou o coordenador.

Decorativa – Antônio Salame  explicou, que durante a reunião o secretário apresentou um pequeno projeto do que será a iluminação decorativa deste ano.

“Onde antes era colocada somente na  avenida Nazaré e Avenida Presidente Vargas, agora vai avançar pela Boulevard Castilho França até a Catedral e depois nos locais tradicionais. Tenho certeza que toda a população vai ficar feliz com essa nova decoração”, contou Salame.

Igor Monteiro