Prefeitura garante limpeza e segurança nos cemitérios para os visitantes homenagearem as mães

A movimentação nos cemitérios da capital paraense segue intensa, mas com tranquilidade. Muitas famílias aproveitaram este sábado, 07, véspera do Dia das Mães, para visitar e prestar homenagens às mães falecidas. Para este final de semana são esperados cerca de 40 mil visitantes no cemitério Santa Izabel, no bairro do Guamá, e 20 mil no cemitério São Jorge, localizado no bairro da Marambaia.

A aposentada Cecília Reis, de 79 anos, aproveitou a movimentação do cemitério Santa Izabel para prestar homenagem à mãe. Para ela, “a  pessoa que tem a mãe viva deve valorizar. Elas são pérolas valiosas”.

Para garantir um espaço limpo e confortável para visitar o ente querido, a Prefeitura de Belém, por meio das secretarias municipais de Urbanismo (Seurb) e Saneamento (Sesan), realiza nos cemitérios Santa Izabel e São Jorge um mutirão de serviços de roçagem, capinação, retirada de entulho e lixo nas alamedas e arredores de sepulturas.

“Nos meses de março e abril, esses serviços foram intensificados para proporcionar um melhor ambiente aos filhos que irão visitar as sepulturas de suas mães. Os cemitérios estão prontos para a recepção dos visitantes”, destacou o diretor do Departamento de Necrópoles, Lucas Farias.

De acordo com a Seurb, o Departamento de Iluminação Pública também está com um serviço de manutenção nas principais ruas de acesso, nos arredores e no interior dos cemitérios durante o ano todo.

Segurança – No local, a Organização Pública realiza o trabalho de fiscalização e orientação ao público e permissionários de barracas nas frente dos cemitérios.

A Guarda Municipal de Belém (GMB) está acompanhando e fazendo rondas e patrulhamento dentro e no entorno dos cemitérios para garantir a segurança com 160 guardas municipais e 22 viaturas e nove motos neste sábado e domingo. A Secretaria Municipal de Economia (Secon) acompanha de perto a movimentação dos trabalhadores informais.

A comercialização de rosas e flores segue também movimentada no entorno dos cemitérios de Belém. A florista no cemitério Santa Izabel, Rosana Conceição, de 52 anos, contou que “deu um movimento muito bom hoje e esperamos esse movimento amanhã, com bastante gente. Tá ótimo”.

No cemitério São Jorge, no bairro da Marambaia, a florista Solange da Silva, de 58 anos, espera boas vendas neste final de semana do Dia das Mães. “Estou aguardando os meus clientes que sempre fazem homenagens às suas mães. Aqueles têm suas mães cuidem e zelem por elas”.

Mobilidade urbana – A travessa Castelo Branco, com a rua dos Caripunas, ficará temporariamente interditada, das 7h e 16h, para assegurar a fluidez do trânsito e a segurança dos visitantes do Cemitério de Santa Izabel, durante a visitação no Dia das Mães.

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) determinou o desvio provisório dos itinerários das linhas de ônibus, que trafegam no cruzamento interditado. As linhas que operam via avenida Nazaré, avenida Magalhães Barata, Trav. Castelo Branco, rua dos Caripunas e Av. José Bonifácio seguirão pela Av. Nazaré, Av. Magalhães Barata, Trav. Castelo Branco, rua Silva Castro, Av. José Bonifácio, a destino.

Já as linhas que circulam pela rua Antônio Barreto, Trav. Castelo Branco, rua dos Caripunas e Av. José Bonifácio seguirão pela rua Antônio Barreto, Trav. Castelo Branco, rua Silva Castro, Av. José Bonifácio, a destino.

Horário de visitação e missas

Sábado,07/05 , das 7h às 16h
Domingo, 08/05, das 7h às 16h
Horários de missas domingo nos cemitérios