Prefeitura inaugura o Parque Esportivo e Cultural, na Cidade Velha, na noite desta quinta-feira, 19

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), inaugura na noite desta quinta-feira, 19, a partir das 18h, o Parque Esportivo Cultural Iracema Oliveira, localizado no bairro da Cidade Velha. A obra atendeu a uma demanda dos conselheiros do Programa de Participação Popular Tá Selado.

O evento de inauguração terá a presença de  ]Edmilson Rodrigues, prefeito de Belém; Deivison Alves, secretário municipal de Urbanismo e moradores do entorno da parque, familiares e amigos da homenageada.

Após anos de abandono e servindo como um depósito de lixo, o espaço conta, agora, com pista de skate, quadra poliesportiva, quadra de areia, anfiteatro, iluminação em LED e um projeto paisagístico completo, para a valorização de toda a área.

A quadra de skate terá como nome Edgar Brabo de Carvalho e a pista de skate, Tathyana Bentes Reis Hesketh.

Os serviços de recuperação do Parque Esportivo Cultural Iracema Oliveira foram fiscalizados pela equipe do Departamento de  Obras da Seurb. A reforma foi orçada em, aproximadamente, R$ 1,2 milhão e  teve início em novembro de 2021.

De acordo com a Seurb, os moradores do bairro da Cidade Velha vão receber um espaço totalmente revitalizado.

O espaço de lazer Iracema Oliveira é apenas uma das 20 praças da cidade que a Prefeitura de Belém vem revitalizando e devolvendo para a população.

Nome do Parque – É uma homenagem à Iracema Oliveira, que nasceu em Belém do Pará no ano de 1937. Filha do artista Francisco Avelino de Oliveira, iniciou sua carreira no teatro popular em 1945, com a peça As Pastorinhas e, em 1946, com os Pássaros Juninos. Conviveu com as freiras do educandário São Vicente de Paula. Foi de seu pai que herdou o amor pela cultura.

Iracema foi estrela de radionovelas e programas de rádio nas décadas de 50 a 70. Fez teatro, TV e cinema e continua na ativa gravando vinhetas e mensagens para a rádio Liberal. Sua trajetória artística inclui a coordenação de quadrilhas juninas e já recebeu diversas homenagens, entre elas, a da escola de samba paraense ‘Cacareco’, com o enredo de 2006 intitulado “Iracema Oliveira: Na arte e na cultura, a razão de viver”; e no ano 2008, com o espetáculo “Iracema Voa”.

Considerada um ícone da radionovela e da cultura popular paraense, Iracema Oliveira é guardiã do pássaro Tucano, desde a década de 80, e da Pastorinha Filha de Sion. Ela também coordena o Grupo Parafolclórico Frutos do Pará e o conjunto regional Frutos do Pará desde 1992, que integram o Associação “Grupo cultural Francisco Oliveira”, que atualmente é ponto de cultura Heranças do Velho Chico.

Igor Monteiro