Prefeitura inaugura praça pet em Belém e anuncia novidades para a garantia da proteção dos animais na cidade

Prefeitura inaugura praça pet em Belém e anuncia novidades para a garantia da proteção dos animais na cidade

“Esse é um espaço muito legal. Eu acho que Belém estava carecendo bastante disso. Vai ser muito usado por todos. Eu pretendo vir aqui todos os dias”, diz o administrador Ricardo Braga, que aproveitou a manhã deste sábado, 14, com sua cadela Gaia, na nova praça pet de Belém.

Labrador K9 Índia 

Trata-se de um espaço de lazer e bem-estar para uma parcela significativa dos habitantes da cidade, que são os animais domésticos. A praça pet cadela labrador K9 Índia foi inaugurada, na manhã deste sábado, pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Esporte Juventude e Lazer (Sejel). 

Localizada no cruzamento da avenida Visconde de Souza Franco com a rua Antônio Barreto, no bairro Reduto, o espaço conta com bancos, caramanchão, lâmpadas em LED e paisagismo e brinquedos para os animais se divertirem com seus tutores. O espaço dedicado aos pets é aberto gratuitamente para a população e seus animais de estimação.

407 anos de Belém

A praça pet Índia é mais uma obra entregue pela Prefeitura de Belém, como parte dos festejos pelo aniversário de 407 anos da cidade. Ela é a primeira praça de Belém a contar com acesso gratuito à internet, por meio de Wi-fi. 

O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, inaugurou a praça. “Esse espaço mostra o nosso compromisso com a saúde e a proteção animal na nossa cidade. A criação das praças pet era uma promessa de campanha minha”, declarou o prefeito, durante a inauguração. 

Secretaria de Proteção Animal 

Durante a inauguração da praça pet Índia o prefeito Edmilson Rodrigues informou que a prefeitura começou os estudos para a criação da Secretaria Municipal de Proteção Animal que, segundo ele, terá projeto de criação enviado para a Câmara Municipal de Belém ainda este ano. 

“Essa secretaria vai incorporar a saúde animal, que hoje está na Sesma, o Centro de Zoonose e demais serviços para os animais”, explicou Edmilson Rodrigues. 

Ainda durante a inauguração da praça Pet Índia foram assinadas mais três Ordens de Serviço, para construção de outras praças Pets em Belém e que ficarão localizadas nos distritos de Mosqueiro e Icoaraci e no bairro do Bengui. 

“A Prefeitura está de parabéns com essa iniciativa muito acertada. Os pets de nossa cidade precisam desses espaços”, afirmou a servidora pública Rose Quaresma, tutora do cão Joe. 

Homenagem

A praça pet faz uma homenagem à cadela labrador retriever K9 Índia, que atuou por nove anos na Guarda Municipal de Belém, como farejadora no Grupamento de Ações Táticas com Cães (Atac). Durante a inauguração do logradouro, a cadela que dá nome a praça fez uma apresentação, juntamente com os agentes da Guarda Municipal, para o público presente. 

“Consideramos justa a homenagem a esse animal, que tanto contribuiu para a  segurança pública de nossa cidade”, disse o inspetor-geral da Guarda Municipal, Joel Monteiro. 

Durante a inauguração, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) disponibilizou no espaço o serviço de vacinação antirrábica para todos os tutores interessados em vacinar seus animais contra a raiva animal. 

Texto:

Fabricio Lopes