Prefeitura inicia a recuperação de importantes pontos turísticos e moderniza a iluminação da cidade

• Atualizado há 3 anos ago

Ao devolver a Praça Dom Pedro II totalmente revitalizada, no dia 24 de setembro, a Prefeitura de Belém demonstrou compromisso com a recuperação do patrimônio histórico da cidade e respeito com aqueles que amam a mais antiga praça da cidade. 

Como é o caso do sapateiro Maximiliano de Lima Oliveira, que, do alto dos seus 74, demonstra vitalidade e boa memória ao recordar de fatos importantes que presenciou ao logo de 54 anos exercendo a sua profissão na praça Dom. Pedro II.

Sou o mais antigo sapateiro aqui. Tenho muito orgulho da minha profissão. Daqui da minha banca tirei o sustento de filhos e netos, e vi muita coisa. Eu vi essa praça abandonada. E depois fechada para uma obra que não acabava nunca. Mas, finalmente, agora, ela está como deve ser, linda. Eu só peço para o povo preservar”.

Localizada em frente ao Palácio Antônio Lemos, no bairro da Cidade Velha, a praça foi totalmente reformada pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), com a restauração dos monumentos, bancos, pontes e lixeiras, além da recomposição do piso decorado com pedra portuguesa.

O espaço recebeu também, 11.240,74m2 de grama esmeralda, novo paisagismo, recomposição e impermeabilização do fundo do lago e a construção do deck.

Além de um projeto de iluminação elaborado pelo Departamento de Iluminação Pública (DIP) da Seurb, que substituiu as antigas luminárias com lâmpadas a vapor metálicas por outras bem mais modernas com tecnologia Led. 

Valor histórico e turístico – A Praça Dom Pedro II possui um valor histórico, por estar localizada no Largo do Palácio, onde ocorreram grandes eventos públicos em torno do poder nos séculos XVIII, XIX e XX.

Segundo registros históricos, a praça foi construída no ano de 1772, época em que foram plantadas as primeiras mangueiras, o que mais tarde faria Belém ser conhecida nacionalmente como a “Cidade das Mangueiras”.

Por tudo isso a praça D. Pedro II é também uma das prediletas de turistas, como a maranhense Misla da Silva Sampaio, que retornando a Belém, agora com as filhas, ficou feliz ao ver sua praça preferida totalmente reformada.

“Essa é a praça que eu mais amo em Belém. Venho aqui desde garotinha, trazida pelos meus pais. E agora quis trazer minhas filhas. E fiquei emocionada ao encontrar a praça assim toda bem cuidada e com a história da cidade preservada”.

Segundo o secretário de Urbanismo, Deivison Alves, a obra resgatou os traços originais do patrimônio arquitetônico, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Restauração do Palácio Antônio Lemos recupera um marco da Arquitetura da cidade e emociona quem coloca as mãos na massa – A Prefeitura de Belém, por meio  Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), acompanha de perto mais uma etapa da obra de restauração do Palácio Antônio Lemos, na Cidade Velha. Estão sendo concluídas as reformas e restaurações da cobertura do prédio histórico em toda extensão, esquadrias externas, calçadas do entorno e a pintura da fachada. 

A restauração do Palácio Antônio Lemos é realizada pela Seurb em articulação com a Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel). A previsão é de que essa etapa da obra esteja concluída no primeiro semestre de 2022. 

Sensibilidade – Como se trata de uma obra de restauro, seguir o projeto requer sensibilidade, não só dos especialistas em restauro, mas também de quem aprendeu na prática a importância de trabalhar numa obra, que vai resgatar um dos maiores símbolos da cidade. É o que ensina Eulina Oliveira, pintora com oito anos de experiência, e uma das poucas mulheres operárias na obra. 

“Sensibilidade e carinho é tudo, quando se fala em reformar e restaurar um palácio, que é, na verdade, uma obra de arte, nele mesmo. Eu sinto a importância de cada pincelada que dou aqui. E faço da melhor maneira, porque sei que estou pintando parte da nossa história”.

Emoção de sobra quem carrega mesmo é o mestre de obra Ismael Lopes, maranhense de nascimento, mas paraense de coração. O mestre de obras já se sente um profissional em obras de restauro. Ele também trabalhou na restauração do Palacete Bolonha.

“Fiquei muito emocionado em saber que o homem que projetou esse Palácio e lhe empresta o nome é meu conterrâneo. Antônio Lemos era outro maranhense apaixonado por Belém, igualzinho a mim”, conta o mestre lembrando que o palácio é “a verdadeira casa da Prefeitura e do Museu de Belém, que em breve vai estar de portas abertas para quem quiser saber mais sobre essa bonita história”, conclui o mestre de obra.

Reforma do Bosque Rodrigues Alves resgata ponto turístico e memória afetiva da cidade – No dia 30 de janeiro, as obras de reforma do bucólico Bosque Rodrigues Alves serão concluídas, para que a Prefeitura possa reabrir as portas desse espaço turístico que faz parte da memória de infância dos belenenses.

A realização do serviço, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), garantiu a recomposição de todo o revestimento em pedras portuguesas do calçamento, a reconstrução, reparos e pintura total do muro e ainda a modernização da iluminação interna e externa do Bosque Rodrigues Alves. 

O pintor Moisés Ribeiro de Figueiredo, 32 anos, é um dos 23 operários envolvidos na obra. Natural de Muaná no Marajó, apesar de morar há 22 em Belém, só conhecia o Bosque por fora, e não vê a hora de poder trazer seus filhos para ver os animais, andar de canoa no lago e brincar em meio a esse pedacinho de floresta no meio da cidade.

“Todo dia eles me perguntam: pai, quando a gente vai lá no Bosque? Eu digo, calma estamos quase acabando a reforma. Assim que reinaugurar nós vamos passar um domingo todinho brincando no Bosque”, conta orgulhoso.

Iluminação – Modernizar e ampliar o parque de iluminação pública de Belém é uma das principais metas da Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb).

Nesse sentido, além do contínuo serviço de manutenção e operação do parque de Iluminação Pública, o município de Belém vem trabalhando fortemente na ampliação do sistema de iluminação e na modernização do seu sistema de iluminação, com a substituição das lâmpadas de vapor de sódio (amarela) por lâmpadas de vapor metálico (branca) e a modernização de luminárias LED.

Manutenção e Operação do Sistema de Iluminação Pública – De janeiro a dezembro de 2021 foi realizado um total de 37.549 serviços de manutenção e foram substituídos 9.176 relés, 8.855 reatores e 8.418 lâmpadas.

Nos meses de junho e julho foi realizada a Operação Verão e o Departamento de Iluminação Pública atuou fortemente com ações de melhorias na manutenção da iluminação pública nos Distrito de Mosqueiro, Outeiro e Icoaraci.

Obras no sistema de iluminação Pública – Sobre as obras realizadas no sistemas de iluminação durante o ano de 2021 foram realizados diversos serviços, conforme abaixo:

• Substituição de lâmpadas de vapor de sódio;
• Substituições de iluminação, com mudança da luminária;
• Implantação de novos pontos de iluminação;
• Modernização para vapor metálico;
• Modernização para LED.

Em termos de obras foram realizados um total de 4.030 pontos de iluminação, sendo 2.839 substituições e 1.191 novos pontos. Dentro deste contexto se enquadram as obras de modernização pra LED que totalizaram 2.000 pontos modernizados e/ou implantados.

Dentre as diversas obras realizadas no ano de 2021 destacam-se:

• Modernização da iluminação pública na Ilha de Cotijuba;
• Implantação e melhoria da iluminação pública na Av. Tucunduba;
• Implantação e melhoria da iluminação pública do residencial Quinta dos Paricás;
• Modernização da iluminação pública na Av. Rodolfo Chermont;
• Implantação e melhoria na Feira da Ceasa;
• Implantação de iluminação pública no Caramanchão;
• Reforma e melhoria da iluminação pública da Praça Dom Pedro II;
• Modernização da iluminação pública da Orla de Icoaraci, Rua Siqueira Mendes e Travessa Cruzeiro;
• Reforma e melhoria da iluminação pública de LED na Ponte do Outeiro;
• Reforma e melhoria da Iluminação pública de LED na Ponte de Mosqueiro;
• Modernização da iluminação pública da Av. Pedro Álvares Cabral;

Iluminação Decorativa do Círio de Nazaré – A iluminação decorativa alusiva à festividade do Círio de Nossa Nazaré fortaleceu a tradição do Município de Belém de iluminar a cidade e inseriu novos elementos para abrilhantar ainda mais está linda festa do povo paraense.

Organização Pública – A Coordenação de Organização Pública, vinculada à Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), é o órgão responsável pela fiscalização do cumprimento do Código de Posturas do Município, compondo o sistema municipal de segurança pública. Formado por um núcleo de inteligência e equipes externas de ação.

As ações de Organização Pública também são realizadas conforme solicitação e orientação dos órgãos e entidades que compõem o Sistema de Segurança Pública.

Como parte da ação Verão da Gente 2021, a Organização Pública de Belém realizou a operação Belém Organizada no distritos de Mosqueiro, Icoaraci, Outeiro e Cotijuba. O objetivo da ação foi fiscalizar e orientar os moradores, veranistas e comerciantes de bares e restaurantes a cumprirem os protocolos sanitários específicos do período.

A Coordenação de Organização Pública também realizou ações educativas de orientação para os cuidados e medidas contra a covid-19 nos estádios, eventos, durante o período de compras no fim de ano no comércio e atuou nas operações Dia das Mães, Dia dos Pais e Finados nos cemitérios da capital.

Código de Posturas – O Núcleo Setorial de Código de Posturas tem por objetivo zelar pelo cumprimento das normas contidas no Código de Posturas Municipal, leis e decretos afins, principalmente, no que tange à má utilização da área pública por meio de ocupações e/ou obstruções indevidas.

De janeiro até dezembro de 2021 a Prefeitura de Belém, por meio da Seurb, realizou diversas ações de ordenamento para retirada de propagandas irregulares das vias públicas e faixas de festas. As equipes do Código de Posturas retiraram das ruas de Belém 393 placas, 448 faixas e 1.790 banners.

Obras – O Departamento de Obras Civis da Seurb durante todo o ano de 2021 realizou diversas manutenções em calçadas, revitalização de praças, retomou obras paradas e entregou para a população importantes obras, conforme abaixo:

• Caramanchão – Mosqueiro;
• Muro do Cemitério São Jorge;
• Muro lateral do Cemitério São Jorge; 
• Guarda-corpo do canal da Av. Visc. Souza Franco; 
• Guarda-corpo do canal da R. Gen. Henrique Gurjão;
• Guarda-corpo do canal da Av. Almt. Tamandaré; 
• Revitalização do canteiro da Av. Almt. Tamandaré; 
• Ciclovia da Av. Marquês de Herval;
• Recomposição da calçada do Complexo de Abastecimento do Guamá
• Recomposição da calçada da Feira da 25; 
• Recomposição da calçada Paulo Fonteles; 
• Revitalização da pintura do monumento da praça Waldemar Henrique; 
• Revitalização da pintura da estátua do estacionamento da Feira do Ver-o- Peso; 
• Recomposição do muro de entrada de veículos do Cemitério São Jorge; 
• Recomposição da calçada da R. Padre Champagnat;
• Recomposição da calçada da Av. Pres. Vargas; 
• Recomposição da calçada da Av. Nazaré; 
• Recomposição da calçada da Av. Generalíssimo Deodoro; 
• Recomposição da calçada da Av. Gov. José Malcher; 
• Recomposição do half da Praça Dom Mário; 
• Recomposição do half da Praça Dorothy Stang;
• Revitalização da praça Adelaide Farias da Silva;
• Revitalização da praça Dom Pedro II;
• Restauração do palácio Antônio Lemos;
• Reforma da Orla de Icoaraci;
• Reforma emergencial do flutuante de Icoaraci.

Avanços na capital e nos distritos – O secretário de Urbanismo, Deivison Alves, destaca a importância da participação do órgão em um ano de gestão da Prefeitura de Belém.

“Em se tratando de iluminação pública nós tivemos um avanço considerável na cidade de Belém e nos distritos. Realizamos a implantação de mais de 2.000 LEDS, realizamos mais de 5.000 acendimento de lâmpadas, troca de postes, novos cabeamentos, instalamos mais de 4 mil postes. Realizamos também a iluminação temática do Círio, que foi uma grande novidade em 2021, com a santa girando 360 graus na Doca”, destaca o secretário.

Ainda de acordo com o titular da pasta, o órgão também teve uma atuação muito forte nas ruas pelo departamento do Código de Posturas, uma ação destacada foi a limpeza da cidade e do visual.

“Realizamos a retirada de mais de 3.000 publicidades irregulares que ficavam nas calçadas e nos postes, deixando Belém mais limpa no visual”, comenta.

Usufruindo com segurança – O secretário destaca também algumas obras que foram devolvidas para Belém, como a Praça Dom Pedro II totalmente revitalizada. A conclusão da primeira etapa do Palácio Antônio Lemos, uma etapa que prepara para a segunda licitação, que vai ser a reforma geral, sem contar a recuperação do Caramanchão na ilha do Mosqueiro totalmente revitalizado, iluminado, moderno e algumas manutenções pontuais em várias praças, devolvendo para a população, que pode usufruir com segurança.

 

Texto:

Cristina Nascimento

Veja também