Prefeitura inicia manutenção do calçamento da Praça da República

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), segue avançando com o programa “Belém Bem Cuidada”, e inicia mais um trabalho de recuperação de calçadas.

Desta vez, o calçamento do entorno da praça da República está sendo completamente recuperado. O serviço consiste na retirada das pedras onde o piso está danificado e recolocação de novas pedras ou reaproveitamento, além de novo rejuntamento. A previsão de conclusão da obra, que tem o custo de R$ 369.412,66, é de 30 dias.

A obra vem agradando os moradores, frequentadores e pessoas que comercializam produtos ao redor da praça. Entre eles, Clóvis Pereira, que trabalha como vendedor na área e diz estar satisfeito.

“Esse trabalho vai melhorar bastante, principalmente para os idosos que caminham por aqui e os cadeirantes que frequentam a praça. Esse tipo de melhoria é sempre bem-vinda, porque aqui é um espaço de lazer onde as crianças, idosos e turistas passeiam. Então, está sendo ótimo pra população, portanto só tenho a agradecer a prefeitura por esse trabalho”, afirma o comerciante.

Segundo a arquiteta da Seurb e fiscal da obra, Márcia Miranda, o trabalho é minucioso e artesanal, com a reposição de novas pedras, uma a uma, onde há falhas no calçamento do local. Depois de assentadas, as pedras recebem a aplicação de um tipo de argamassa para evitar que elas se soltem novamente.

Belém Bem Cuidada – “Desde o início do ano a Prefeitura de Belém, por meio da Seurb, com o Programa Belém Bem Cuidada, vem realizando uma força-tarefa para realizar melhorias nas calçadas de diversos bairros e distritos da capital paraense”, explica o secretário municipal de Urbanismo, Deivison Alves.

O secretário de Urbanismo destaca que a manutenção no calçamento do entorno da praça da República já faz parte da operação Círio 2022. “Visando garantir uma maior segurança para a grande quantidade de pessoas que irão passar por aqui nas duas maiores romarias iniciamos o mais rápido possível os serviços na praça para que antes do Círio esteja tudo pronto”, afirma o secretário.

“Seguindo o planejamento da Seurb, recentemente foram concluídos os serviços de recomposição dos calçamentos da Praça Batista Campos, do museu Emílio Goeldi, do canteiro central da avenida Pedro Álvares Cabral, do entorno do Instituto Federal do Pará (IFPA), do canteiro central da avenida Doutor Freitas e do Bosque Rodrigues Alves”, detalha o titular da Seurb.

Critérios  O secretário informa ainda que os locais são avaliados conforme o grau de necessidade. “Temos que ser criteriosos para escolher as prioridades, de acordo com os locais que mais precisam de intervenção. E, assim, montamos uma programação que tem demandas solicitadas pela população, por outros órgãos e detectadas pelas nossas vistorias de fiscalização”, explica Deivison Alves.

Igor Monteiro