Prefeitura investe 319,8 mil em reformas de praças para beneficiar moradores de Val-de-Cans e Maracangalha

• Atualizado há 3 anos ago

A médica aposentada Gercy Nascimento de Moura, 64 anos, aproveita a Praça João XXIII, localizada no bairro de Val-de-Cans, para passear com sua mãe de 85 anos, Raquel Nascimento. A praça já está sendo revitalizada pela Prefeitura de Belém.

“Estávamos precisando de um espaço assim e essa revitalização está sendo essencial, ainda mais que eu sempre estou por aqui passeando com a minha mãe. É ótimo porque, além de ter um espaço com acessibilidade, ela ainda tem interação com as crianças e as pessoas que passam pela praça”, declarou a médica.

Investimento – A reforma na Praça João XXIII foi orçada em R$ 195.075,68, investimento que está sendo revertido em vários serviços como calçamento, recuperação de bancos, implantação de lixeiras, playground, pintura geral e paisagismo.

Além disso, a praça recebeu melhorias na iluminação, com pintura de postes, troca de luminárias e lâmpadas, bem como instalação de novos postes.

A confeiteira Graziele Amaral, 35 anos, diz que o espaço trouxe mais lazer para os moradores. “Tenho um filho de seis anos e a gente sempre vem passear a tarde aqui. A melhoria da praça trouxe mais lazer para as crianças e para a família toda, pois aqui agora temos um espaço para aproveitar. Ficou muito melhor a praça com a revitalização, inclusive, eu gostei que eles pintaram aqui, arrumaram o piso e colocaram brinquedos para as crianças”, afirmou.

Praça Almir Gabriel – Localizada no bairro Maracangalha, a praça Almir Gabriel também foi contemplada com serviços de calçamento, reconstrução da quadra em concreto, recuperação do alambrado e anfiteatro, implantação de rampas de acessibilidade, bancos, lixeiras, mesas de jogos, paisagismo e pintura geral. O valor total da reforma da praça foi orçado em R$ 124.729,34

O Departamento de Iluminação Pública da Seurb também executou melhorias na iluminação da praça, com pintura de postes, troca de luminárias e lâmpadas, bem como instalação de novos postes. Os serviços de recuperação foram fiscalizados pela Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb).

Ambiente melhor – O servidor público Sérgio Damasceno, 39 anos, não escondeu a alegria em poder ter uma praça reformada em frente a sua casa.

“Nós, moradores, ficamos muito felizes de ver a prefeitura fazendo a revitalização aqui na praça, a limpeza. Hoje em dia já é possível ver um ambiente bem melhor, para as crianças e adultos se divertirem”, enfatizou.

A reforma e a revitalização nas praças estão sendo realizadas pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) e pelo Departamento de Iluminação do órgão, além de contar com trabalhos de paisagismo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).

Lana Oliveira