Prefeitura investe na modernização do sistema de iluminação pública de Belém

Prefeitura investe na modernização do sistema de iluminação pública de Belém

Em visita às dependências da empresa Luz de Belém na manhã desta terça-feira, 17, o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, conheceu mais sobre o trabalho da empresa que realiza o serviço de modernização da iluminação pública na cidade por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb). Acompanhado pelo secretário municipal de Urbanismo, Deivison Alves, o prefeito visitou desde o depósito da empresa até o Centro de Controle Operacional, onde se faz o monitoramento de todos os pontos de luz (postes de iluminação) da cidade. 

“Essa é a empresa que vai comandar a modernização, ao lado da Seurb, do sistema de iluminação pública de Belém com a troca de equipamentos arcaicos por toda uma tecnologia moderna, indo da instalação de luminárias de LED e wi-fi até o monitoramento de cada ponto de luz que apague”, explicou o prefeito durante a visita. 

Novidades

Entre as novidades, a nova prestadora do serviço de iluminação pública já iniciou os trabalhos para mudar em 100% os pontos de luz de Belém por lâmpadas de LED, o que vai melhorar a luminosidade nas vias e reduzir os custos com o gasto de energia elétrica já que as lâmpadas de LED são mais econômicas. 

Outro ponto a destacar é que 40% da iluminação pública de Belém vão ser geridos por telegestão, ou seja, serão monitorados de forma remota 24 horas por dia no Centro de Controle Operacional, e isso permitirá que falhas de iluminação pública sejam identificadas em tempo real e solucionadas o mais breve possível. “A nossa ideia é melhorar esse serviço cada vez mais no decorrer do contrato de concessão”, afirma o representante da Luz de Belém e gestor do contrato, João Paulo Assis. 
 
Nova prestadora de serviço

A Luz de Belém foi a empresa vencedora da licitação para o contrato de concessão e Parceria Público-Privada (PPP) que selecionou a prestadora de serviço para implantação e manutenção do sistema de iluminação pública de Belém. O início dos trabalhos da nova empresa se deu em julho de 2022. “Em nosso governo começa a nova era da modernização do sistema de iluminação pública. Queremos dizer que estamos preparados para levar o melhor serviço para a população”, afirma o titular da Seurb, Deivison Alves. 

Canais de atendimento

Com tudo isso, a Prefeitura de Belém quer oferecer o melhor serviço de iluminação pública na cidade levando um serviço de qualidade e minimizando as falhas no sistema. Para solicitar os serviços referentes à manutenção de iluminação pública, a Seurb disponibiliza vários canais de atendimento. Além do Call Center (0800 042 0971) as solicitações podem ser feitas pelo aplicativo ‘’Iluminação Pública Belém’’, pelo portal Luz de Belém e também presencialmente na sede da Seurb, localizada na avenida Governador José Malcher, Nº 1622.

Texto:

Fabricio Lopes