Prefeitura prepara cemitérios públicos de Belém para o Dia dos Pais

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), intensifica os preparativos nos dois cemitérios públicos de Belém, que devem receber um grande número de visitantes até o próximo domingo, 14 de agosto, quando será comemorado o Dia dos Pai. “É a terceira data comemorativa, em que recebemos mais visitantes, tanto no Santa Izabel como no cemitério São Jorge, os dois cemitérios públicos de Belém”, diz o diretor de Necrópoles da Seurb, Lucas Farias.

“Estamos finalizando os trabalhos com uma força-tarefa, formada por nossos colaboradores da Fábrica Esperança, a fim de que tudo esteja pronto para receber, com tranquilidade, as famílias que virão visitar seus entes queridos. Nossa expectativa é receber cerca de 20 mil pessoas no Santa Izabel e 10 mil no São Jorge, ao longo do fim de semana”, explica Lucas Farias.

Cemitério de Santa Izabel – Construído em 1878, o Cemitério de Santa Izabel é o mais antigo e maior cemitério de Belém, em funcionamento. Talvez por isso, ainda povoa o imaginário popular com suas histórias de assombrações e visagens, além de guardar jazigos e sepulturas famosas de personalidades paraenses, entre elas a do médico Camilo Salgado, a da escritora Eneida de Moraes e a do ex-governador Magalhães Barata.

Com uma área de 146.491,99 m², o Cemitério Santa Izabel, no bairro Guamá, teva o calçamento externo totalmente reformado, com a reconstituição do piso tátil, para garantir acessibilidade. Além disso, todo o espaço interno foi contemplado com varreção, roçagem, capina, lavagem e limpeza dos ambientes administrativos, da capela e de toda a área do complexo.

O serviço foi feito por uma equipe de trabalho dedicada, formada por homens e mulheres egressos do sistema penitenciário, que têm essa oportunidade por meio da Associação Pólo Produtivo Pará-Fábrica Esperança, que mantém convênio com a Seurb.

Manutenção – “Estamos trabalhando nos cemitérios de Belém desde outubro de 2021. É um trabalho de rotina e manutenção. Hoje aqui, estamos com 52 colaboradores da Fábrica Esperança. intensificamos os trabalhos, para poder receber os visitantes, com excelência”, disse o  gerente de unidades externas da Fábrica Esperança, Geison Jorge Damasceno de Souza.

“Nossos colaboradores receberam treinamento e são muito dedicados, porque esse trabalho significa pra eles o retorno à vida produtiva e à socialização, ou seja, o trabalho traz dignidade, respeito e esperança de dias melhores para eles e suas famílias”, explica o  gerente. De acordo com o Geison Jorge, todos os colaboradores são regidos pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT ).

Satisfação dos visitantes – Essa manutenção com trabalho permanente já pode ser sentido por quem procura o cemitérios Santa Izabel, como é o caso das irmãs Rosangela Sales, 62 anos, e Roseane Vogado, 55 anos. “Entrando aqui no cemitério, a gente já percebeu uma grande diferença, pelo número de funcionários limpando. Já tem outro ar. A expectativa é muito boa e acreditamos que realmente só tende a melhorar. Antes o cemitério tinha aquele ar abandonado e a insegurança era muito grande, por isso a gente evitava vir aqui. Hoje está tudo diferente. O que deixa a gente feliz, porque a gente quer vir aqui curtir uma saudade, rezar pelos nossos entes queridos. É bom que continue assim”, afirmou Roseane Vogado.

Cemitério São Jorge – No cemitério São Jorge, os trabalhos estão finalizados. E os servidores apostos esperando pelos cerca de 10 mil pessoas, que devem visitar o campo santo do bairro da Marambaia neste fim de semana do Dia dos Pais.

Localizado na rua da Mata, o São Jorge foi fundado em 1959 e ficou famoso por guardar a sepultura de Ediene Ellen, a criança vitima do caso que ficou conhecido como Crime da Mala, ocorrido 1º de novembro de 1973. Ediene, então com três anos foi assassinada, esquarteja e colocada em uma mala. Hoje, a sepultura é muito visitada por pessoas que acreditam que tanto sofrimento santificou a criança. Sua sepultura está sempre com brinquedos e doces, que são deixados por pessoas que acreditam terem seus pedidos atendidos e transformados em milagres.

Confira os horários de funcionamento

• Cemitério São Jorge: rua da Mata, no bairro Marambaia. De segunda a sexta, de 8h às 17h, e sábado e domingo, especialmente, de 7h às 16h.
  • Cemitério Santa Izabel:  avenida José Bonifácio, bairro Guamá. De segunda a sexta, de 8h às 17h, e sábado e domingo, especialmente, de 7h às 16h.

Cristina Nascimento