Prefeitura realiza manutenção do Teatro Nazareno Tourinho

Prefeitura realiza manutenção do Teatro Nazareno Tourinho

A Prefeitura Municipal de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), está realizando o serviço de manutenção da antiga Casa Amarela, que agora é um novo espaço denominado Teatro Nazareno Tourinho, localizado no bairro da cidade velha, em Belém.

O Teatro, que funcionará como um centro de artes e cultura, será inaugurado neste sábado, 24, e recebe a I Bienal de Artes de Belém, que inicia nesta terça-feira, 20, e segue até o dia 25. 

A casa, que estava sem uso, passa por revitalização e será mais um centro de artes e cultura para a cidade. Ao todo, o valor da obra é de R$ 98.699,70. O teatro recebeu manutenção e revitalização, no qual foram feitos toda a pintura interna e externa do ambiente, além da troca da iluminação e da estrutura elétrica.

‘’A manutenção preventiva possui uma característica muito importante, que é salvaguardar o prédio para as manutenções que vamos fazer no futuro. Quer sejam elas em relação à exposição de artes visuais ou exposições cênicas, que vão acontecer no segundo andar’’, detalha o presidente da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), Michel Pinho. 

‘’O espaço fica localizado na Cidade Velha, na praça do Carmo, bem no coração do patrimônio histórico da cidade. Então, tem uma importância ímpar no valor da história e na memória de Belém. O teatro passou por pinturas internas e externas, mantendo suas características atuais e uma revitalização em toda a sua parte de iluminação, para que as obras estejam contempladas e possam ser vistas pela sociedade da melhor forma’’, explica a coordenadora do Departamento de Patrimônio Histórico da Seurb, Débora Leite.  

Pluralidade Cultural – Em uma ocasião inédita, a cidade de Belém será a Capital da Cultura no mês de setembro com a realização da I Bienal de Artes. O evento que tem como tema ‘’Afirmação de Direitos’’, envolvendo toda a cidade e os oito distritos. Além das ilhas de Cotijuba e Combu.

A programação da Bienal irá oferecer rodas de conversa, festival de música, apresentações de teatro e dança, oficinas de capacitação, recitais, exposições e shows para os moradores. 

Funcionamento – O Teatro irá inaugurar no sábado (24), às 10h da manhã, com uma programação de exposição cênica para as crianças. Já pela parte da tarde, a programação conta com um solo de teatro e a manutenção de obras que estão no Museu de Arte de Belém.   

Clique aqui e acompanhe toda a programação da Bienal.

Colaboração Talissa Fernandes – Seurb.

Texto:

Igor Monteiro