Prefeitura reconstrói totalmente calçada do entorno do Instituto Federal do Pará

Dando continuidade à recuperação das calçadas da cidade, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), fez a modernização das calçadas no entorno do Instituto Federal do Pará (IFPA), no bairro do Marco. A obra orçada em R$ 423.796,00 teve duração de 60 dias.

Reconstrução – Foram realizados os serviços de limpeza e capina, demolição do antigo piso de cimento, aterramento e nivelamento para a instalação do “piso intertravado”, ou seja, um piso feito por meio da junção de tijolinhos. Além da beleza, esse tipo de piso nas calçadas garante conforto, porque absorve melhor o calor do sol, e, ao mesmo tempo, facilita o escoamento das águas da chuva, e, ainda, facilita a instalação dos pisos táteis, para garantir a acessibilidade.

A obra resultou em tranquilidade e segurança pra quem anda e trabalha por ali. É o caso do José de Arimatéia, que há 16 anos trabalha como ambulante, vendendo lanches na esquina da Travessa Mariz e Barros, com a Avenida Almirante Barroso.

Recuperação – “Eu fique muito feliz com a recuperação dessa calçada, que estava mesmo numa situação lamentável. Nós cansamos de ajudar gente que caia, torcendo os pés nos buracos, principalmente crianças e idosos. Era muito triste”, conta o ambulante, que é muito conhecido e querido por alunos e frequentadores do IFPA.

A aposentada Rosilda Soares Lobato, 81 anos, é moradora da Travessa Mariz e Barros e conta que “não consegue ficar parada dentro de casa, que gosta de estar ‘batendo perna’ pelo bairro e por toda a cidade, para saber das novidades”.

“Graças a Deus e Nossa Senhora de Nazaré, que me dão muita saúde e muita disposição, eu não paro. Gosto de ver as coisas boas acontecerem em Belém. Espero que fique ainda melhor. Soube que vão colocar novos postes de luz por aqui. É verdade? Estou só esperando”, diz a aposentada.

Projeto de iluminação – E dona Rolsilda tem razão. De acordo com o secretário municipal de Urbanismo, Deivison Alves, a Seurb já preparou um projeto de iluminação pública em LED, para completar a modernização das calçadas do entorno do Instituto Federal do Pará.

“Nós concluímos a parte de engenharia civil desse calçamento do entorno do IFPA e agora vamos partir para a substituição dos postes e luminárias, implantando a nova tecnologia em LED, para trazer mais eficiência em luminosidade, o que significa segurança e tranquilidade, para os usuários do Instituto e moradores do bairro, além de economia. Nossa meta é sempre trabalhar por uma Belém bem cuidada e moderna”, finalizou o secretário de urbanismo.

Cristina Nascimento