Prefeitura retirou no primeiro semestre 3 mil dispositivos de propaganda ao ar livre

Entre janeiro e julho deste ano, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), retirou das ruas de Belém 3.000 dispositivos de propaganda ao ar livre entre eles faixas, placas, cavaletes e Wind Banner.

“Este é mais um trabalho realizado para transformar Belém em uma cidade mais bonita e limpa, seguindo o plano de gestão do prefeito Edmilson Rodrigues. As equipes percorreram todos os bairros da cidade, em dois turnos, manhã e tarde e intensificamos as fiscalizações nos bairros da Cremação, Guamá, Jurunas, Augusto Montenegro, Entrocamento e no distrito de Icoaraci, onde a poluição visual é mais recorrente”,ressaltou o diretor do Núcleo Setorial do Código de Posturas da Seurb, Jacintho Campina.

Ele informou, que a ação também leva orientação para retirada e regularização de objetos, faixas e banner colocados de forma irregular e que o material recolhido foi destinado para os depósitos do Núcleo Setorial do Código de Posturas.

Moradora do bairro do Guamá há 40 anos, a dona de casa Odineia Rodrigues, afirmou que esse tipo de ação é extremamente necessária. “A Prefeitura está de parabéns pela iniciativa, por deixar a nossa cidade mais bonita, tanto para quem mora nela, quanto para quem visita. Esse amontoado de faixas penduradas na fiação elétrica é até um perigo”, relata a moradora.

A comerciante Socorro Cruz, de 45 anos, diz que esse tipo de ação ajuda até a evitar desentendimento entre os ambulantes, por causa de espaço. “Agora, as calçadas aqui do bairro estão ótimas, porque fica livre para os pedestres transitarem com segurança sem um amontoado de propagandas espalhadas. A prefeitura está de parabéns pelo trabalho que vem desenvolvendo, diariamente, aqui no bairro da Cremação”, agradeceu a comerciante.

Belém bem Cuidada

O Código de Posturas da Prefeitura de Belém é aplicado para manter a cidade limpa, sem poluição e sem deficiência de acessibilidade.

“Vamos continuar com as fiscalizações e intensificar os trabalhos nos bairros neste segundo semestre, sobretudo naqueles que mais recebemos denúncias no primeiro semestre. Precisamos do apoio da população, mesmo que seja para divulgar um trabalho, serviço ou outra produção, porque há outros meios que não deixam a capital suja e feia”, destaca Jacintho.

Toda e qualquer instalação de placas, cartazes, faixas, letreiros e anúncios nos logradouros públicos só tem permanência regular com o aval da Prefeitura de Belém, em consonância com o que está previsto no Código de Posturas do Município de Belém.

Denúncias
As denúncias referentes à violação do Código de Posturas podem ser registradas pelo número (91) 3039-3707 ou via WhatsApp (91) 98418-3491, das 8h às 13h. Ou formalizar a denúncia, por escrito, na sede do órgão, localizado na avenida Governador José Malcher, nº 1.622, bairro de Nazaré. O denunciante não precisa se identificar, mas faz-se necessário o endereço correto do local para fiscalização.

Igor Monteiro