Prefeitura vai entregar mais um centro de artes e cultura para Belém: o Teatro Nazareno Tourinho

A Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Cultural de Belém (Fumbel), inaugura na terça-feira, 6, o Teatro Popular Nazareno Tourinho, lno bairro da Cidade Velha. Após passar por reformas feitas pela Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), o espaço vai funcionar como um centro de artes e cultura, para ser usufruido pela população como mais um local de propagação da arte.

O objetivo do novo espaço cultural, que será entregue pelo prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, é oferecer programações gratuitas para a população e fomentar, por meio de editais, o trabalho de artistas locais em um espaço versátil e que tem a possibilidade de abrigar tanto peças teatrais, quanto exposições e outras manifestações culturais.

A data escolhida para a inauguração do teatro popular remete à data de nascimento do teatrólogo Nazareno Tourinho, que neste ano completaria 88 anos de idade.

A homenagem é um reconhecimento merecido: Nazareno foi um grande autor e dramaturgo, membro da Academia Paraense de Letras (APL), que teve quase 30 obras publicadas, inclusive em outros idiomas. Suas obras destacam a relação do homem com a cidade e as diferenças sociais.

Revitalização

A antiga Casa Amarela, que agora é o novo espaço denominado Teatro Nazareno Tourinho, estava sem uso e passou por revitalização pela Seurb para ser mais um centro de artes e cultura para a cidade.

Ao todo, segundo a Seurb, o valor da obra é de R$ 98.699,70.

O teatro recebeu manutenção e revitalização, nas quais foi feita toda a pintura interna e externa do ambiente, além da troca da iluminação e da estrutura elétrica.

“A manutenção preventiva possui uma característica muito importante, que é salvaguardar o prédio para as manutenções que vamos fazer no futuro” , detalha o presidente da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), Michel Pinho. “Quer sejam em relação à exposição de artes visuais, ou para exposições cênicas, que vão acontecer no segundo andar”.

“O espaço fica localizado na Cidade Velha, na praça do Carmo, bem no coração do patrimônio histórico da cidade”, considera a coordenadora do Departamento de Patrimônio Histórico da Seurb, Débora Leite. “Então tem uma importância ímpar no valor da história e na memória de Belém. O teatro passou por pinturas internas e externas, mantendo as características atuais e uma revitalização em toda a parte de iluminação, para que as obras estejam contempladas e possam ser vistas pela sociedade da melhor forma’’.

Programação

A inauguração desse teatro popular no coração da Cidade Velha vai contar com a leitura dramática de uma peça inédita do homenageado, “Ângela do Céo Perdida na Terra”, apresentada pelos artistas Ângela do Céo e Fernando Matos. Também haverá a exposição “I´de – Nasã, O Povo das Águas” com acervo do Museu de Arte de Belém (Mabe).

Tudo a partir das 10h, com entrada gratuita.

Lorena do Couto

Colaboração: