PREPARAÇÃO COP-30: Prefeitura de Belém assina Ordem de Serviço de R$ 5 milhões para iniciar a revitalização da Via dos Mercadores

• Atualizado há 5 meses ago

A Prefeitura de Belém assinou a Ordem de Serviço (OS) de R$ 5 milhões para iniciar a revitalização da Via dos Mercadores, que envolve a rua Santo Antônio e avenida João Alfredo. A assinatura ocorreu na manhã desta terça-feira, 22, na rua Santo Antônio com a avenida Presidente Vargas, no Comércio.

Foto: Marcelle Andrade/Ascom Seurb

Na via pública, o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, e o secretário de Urbanismo da cidade, Lélio Costa, assinaram o documento, garantindo as obras que vão complementar a reforma integral do Complexo do Ver-o-Peso, o mais emblemático cartão-postal da cidade, que a Prefeitura também realiza.

A revitalização completa do Ver-o-Peso integra uma das obras preparatórias de Belém para a Conferência das Nações Unidas sobre o Clima (COP-30), que será realizada na capital paraense, em novembro de 2025.

Os investimentos marcam também a retomada do projeto Via dos Mercadores, da primeira gestão do prefeito Edmilson Rodrigues, entre os anos de 1997 e 2004, que revitalizou as ruas Santo Antônio e João Alfredo, no centro comercial, resgatando o charme da Belle Époque.

O prefeito Edmilson Rodrigues frisou a emoção de dar o pontapé inicial para as obras no Centro Comercial de Belém.

“É uma emoção grande realizar essa obra, aqui contamos com as lideranças de ambulantes, comerciantes, empresários e cidadãos que amam Belém. Iniciamos as obras de reforma total do Complexo do Ver-o-Peso, mas a João Alfredo e Santo Antônio, chamada no século XX de Via dos Mercadores ficaram de fora do financiamento da Itaipu Binacional. Pela importância que tem essas ruas do Comércio, decidi fazer com recursos próprios da Prefeitura”, garantiu.

Foto: Marcelle Andrade/Ascom Seurb

Ele explicou, ainda, que o projeto inicia pela Santo Antônio, porque possui número menor de ambulantes. “Temos todo um plano para fazer a obra e reunido por diversas das nossas secretarias. A Prefeitura quer que o Comércio vá bem, porque gera crescimento e desenvolvimento econômico para nossa cidade”.

O secretário Lélio Costa destacou que a obra vai beneficiar a população na medida em que o lugar será um espaço mais organizado e bonito, “onde as pessoas da cidade e os turistas poderão circular melhor às compras e em busca dos serviços que o lugar oferece”.

Além do mais, os trabalhadores poderão comercializar melhor seus produtos e serviços. “A obra ajuda a valorizar a história e cultura do lugar e da nossa cidade, mantendo-a cada vez mais viva e preservada”.

TRABALHOS – Segundo informações da Secretaria Municipal de Economia (Secon), a obra vai gerar mais de 50 postos de trabalho, para realizar os serviços de sistema de drenagem, pavimentação, recuperação dos paralelepípedos, calçadas de lioz, além de reorganização dos ambulantes e padronização das barracas.

“Com isso, beneficiando mais de 200 vendedores, centenas de lojistas e milhares de visitantes diários, em um projeto que visa revitalizar e valorizar o centro comercial de Belém para vendas e para o turismo”, afirmou Lélio Costa.

Foto: Juliane Castro / Ascom Seurb

Prefeitura dialoga com lojistas e ambulantes

A Prefeitura de Belém tem feito tudo em diálogo com os lojistas e mais de 200 ambulantes. Mourwan Said, presidente da Comissão dos Lojistas do Centro Comercial de Belém, diz que, desta vez, acredita na implementação do projeto.

“Estou vendo que de fato será realizada a obra, porque essa é uma questão que a gente vem reivindicando, batalhando há anos, passando por várias gestões da Prefeitura de Belém. Agora estou vendo que a obra que a gente espera vai sair para gente fazer a organização, a ordenação e a padronização, esta futuramente, porque, de imediato, vamos fazer a revitalização da Santo Antônio e João Alfredo”.

O presidente da Comissão dos Lojistas do Centro Comercial de Belém reforça que, logo em seguida, vai acompanhar o ordenamento dos ambulantes.

“Para que, nós, lojistas, e nossos vizinhos, os ambulantes, que eu chamo de permissionários, possamos trabalhar em harmonia total. E no lugar de ser um Centro Comercial, como está agora, seja um espaço de atração total e positiva”, disse Said.

SERVIÇOS – Os serviços envolvem a revitalização das vias, troca de pisos, colocar meio fio, organização da fiação elétrica das ruas Santo Antônio e João Alfredo. Iniciam pelas obras na Santo Antônio. O logradouro também será aparelhado com bancos, floreiras e lixeiras.

As ruas Santo Antônio e João Alfredo somam 760 metros de extensão. A Santo Antônio é o trecho compreendido entre a avenida Presidente Vargas e a rua Frutuoso Guimarães. A rua João Alfredo é a continuidade da via que segue da Frutuoso Guimarães até a avenida Portugal.

Texto: Cleide Magalhães

Fotos: Juliane Castro e Marcelle Andrade.