Presença feminina cresce e se destaca em canteiros de obras de Belém

• Atualizado há 7 meses ago

Mulheres que estão presentes diariamente em locais de trabalho antes ocupados majoritariamente por homens, são homenageadas pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo, neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher. Principalmente na construção civil, onde a maioria das vagas era ocupada por homens até recentemente, as mulheres passaram a conquistar seu lugar, respeito e um importante espaço nos mais diversos postos de serviço.

Dados recentes do Ministério do Trabalho e Emprego, mostram que em 2021 o número de mulheres trabalhando nos ramos da construção civil cresceu 16%, e a presença feminina vem se destacando e crescendo a cada dia nos canteiros de obra em toda a cidade.

Erika Souza é estagiária em segurança do trabalho e está na sua primeira experiência no ramo da construção civil. Ela diz que inicialmente achava ser um desafio enorme, principalmente por ser um local com poucas mulheres e com muita cobrança quanto às normas e prazos. “Pensei que não seria capaz de lidar com o trabalho, porém não foi como eu imaginei. Sinto que estou conseguindo evoluir, ganhando muitas experiências boas e aprendendo bastante”, declarou.

Uma das grandes obras realizadas pela atual gestão municipal é a reforma do Complexo do Ver-o-Peso. Por lá, a operária Rosa Gabriela trabalha auxiliando na limpeza das pedras do calçamento da ladeira da Feira do Açaí, um trabalho minucioso, atencioso e muito importante para a preservação do material histórico. Feliz pela oportunidade, Rosa afirma que mesmo em meio a tantos homens, é uma mulher guerreira e batalhadora que se sente honrada em fazer parte desse trabalho.

Para os outros trabalhadores a presença das mulheres na obra faz toda a diferença e eles garantem aprender muito com elas. O aprendizado diário é mútuo, como destaca a servente de obras Josiane Santa Brígida. “Aprendemos todos os dias juntos, muitas coisas boas e importantes. Também sinto o respeito deles com a gente, por isso é muito gratificante representar nós, mulheres, no nosso campo de trabalho”.

O trabalho feminino se destaca não só nos canteiros, mas na criação de projetos, conversas com a população, fiscalização de equipes e muitas outras áreas. Márcia Gomes é arquiteta do Departamento de Obras Civis (Deoc) da Seurb e explicou que ser uma mulher em meio a tantos homens a fez mais forte e segura.“Nem sempre nós [mulheres] conseguíamos trabalhar bem, mas hoje as mulheres ocupam cada vez mais espaço no mercado de trabalho e estão presentes em praticamente todos os setores, incluindo cargos de liderança e outros, antes ocupados apenas por homens”, reforça a arquiteta.

Para a técnica em segurança do trabalho, Laís Araújo, a presença da mulher nos canteiros de obras é de extrema importância, “porque pouco se vê mulheres trabalhando nesses locais [obras]. Por isso é um privilégio, como mulher, ver que mais mulheres estão tendo essas oportunidades”.

Trabalhando na área ambiental da assessoria técnica da Seurb, Cyntia Linhares lembra que antes as mulheres eram estereotipadas e subjugadas para determinados cargos e funções. “Hoje nós somos mulheres que atuam com coragem em meio a tantas opções de trabalho que antes eram exclusivas dos homens”, comemora Cyntia, acrescentando que quando exerceu cargos de liderança, sempre foi respeitada, principalmente por carregar traços de uma mulher forte e determinada a fazer o melhor. “Graças à força e a independência feminina, essas situações vêm diminuindo a distância que separava o homem e a mulher no trabalho”, conclui.

Nas diversas obras que estão em andamento em Belém, as mulheres assumem papéis importantes e indispensáveis em seu local de trabalho. Como muitas entrevistadas comentaram, as mulheres passaram a ocupar cargos nos mais diversos campos e hoje são carpinteiras, arquitetas, serventes, engenheiras, pedreiras, técnicas, todas ganhando destaque e esbanjando competência e qualidade profissional.

Sarah Carneiro