Projeto de reurbanização da avenida Romulo Maiorana prioriza a participação popular

Os moradores da avenida Romulo Maiorana, antiga 25 de Setembro, tiveram a oportunidade de debater, levar sugestões e conhecer o projeto de reurbanização da via, durante a audiência pública promovida pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), no final da tarde desta segunda-feira, 16.

O encontro foi realizado no auditório do Instituto Federal do Pará (IFPA), localizado na avenida Almirante Barroso, no Marco, e contou com a presença do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues; secretários municipais; do promotor de Justiça Ambiental, Raimundo Moraes; do representante do Governo do Estado, Waldir Acatauassu; e dos moradores da avenida Romulo Maiorana, entre os trechos da avenida Doutor Freitas e travessa Antônio Baena.

Avenida será requalificada

O projeto de reurbanização da via será realizado pela Prefeitura de Belém em cooperação com o Governo do Estado, e está orçado em R$ 30 milhões, resultado de emenda parlamentar do deputado federal Cássio Andrade.

Todo o projeto que irá requalificar a via foi apresentado pelo secretário municipal de Urbanismo, Deivison Alves, que explicou os serviços que serão realizados.

Cerca de 50 moradores foram eleitos para participar da Comissão de Fiscalização de Obras (Cofis), onde poderão acompanhar todo o serviço. Todos os moradores que estavam presentes na audiência tiveram a oportunidade de falar e expor sugestões para o projeto.

Moradora da avenida há 40 anos, a autônoma Elis Dias, de 52 anos, comemorou os serviços e a oportunidade de opinar sobre as melhorias. “A reurbanização da nossa 25 de Setembro é muito esperada por nós, moradores. É uma das ruas principais de Belém e não está como queríamos. É de grande importância ouvir e dá espaço para nós que somos uns dos principais interessados”, disse Elis.

Nova avenida modernizada

A nova avenida terá novo calçamento acessível, ciclovia, skate park, quiosques padronizados, estacionamento, quadras esportivas, academias ao ar livre, iluminação em LED e paisagismo, além de uma nova estrutura de acessibilidade.

Segundo o prefeito Edmilson Rodrigues, a participação popular é fundamental para o avanço do projeto. “A população está reunida para debater o projeto, pois não é justo gastar o dinheiro público sem considerar a vontade do povo. Estou muito feliz por este auditório lotado falando dos seus sonhos para a 25. Todos querem que ela continue sendo uma avenida Bosque, que dê direito ao lazer, trabalho, mas acima de tudo dê dignidade a todos”, ressalta o prefeito.

A assinatura da cooperação entre Prefeitura de Belém e Governo do Estado será ainda este mês de maio. Posteriormente, será aberta a licitação e, em seguida, iniciam as obras que terão duração de 24 meses.

Para o aposentado Ruy Silva, de 62 anos, a avenida onde escolheu viver é uma das melhores de Belém. “Me mudei para a 25 de Setembro por causa da minha filha. Amo minha rua, lá tem tudo, é próxima de vários estabelecimentos. Tenho esperança que esse projeto vá melhorar, cada vez mais, a nossa vida”, informou.

Restauração completa

O titular da Seurb, Deivison Alves, pontuou algumas melhorias que serão feitas na via. “Serão reformadas todas a quadras, implantada uma praça para pets, um complexo esportivo radical, como modalidades de skate e patins, os quiosques serão restaurados”.

O deputado Cássio Andrade afirma que é importante ter a contribuição de todos os entes na busca por melhorias e que buscou parceria da Prefeitura de Belém e do Governo do Estado para realização da obra na avenida. Ele também ressaltou que está feliz em ver que o povo tem voz e pode opinar sobre a obra.

Victor Miranda