Reurbanização da avenida Romulo Maiorana entra em nova fase de serviços para entrega de trecho

• Atualizado há 1 ano ago

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), iniciou uma nova fase de serviços na avenida Romulo Maiorana, preparando para a substituição das árvores existentes na via. A reurbanização da via conta com execução de passeio, instalação de piso tátil, regularização de canteiro, execução do meio fio, assentamento de meio fio e execução das baias de estacionamento.

Além disso, visa também adaptação dos quiosques para vários tipos de comércios, espaços de integração e novas espécies de árvores, condizentes com a legislação ambiental do município.

Por dentro da obra
De acordo com a Lei Municipal 8.596, algumas espécies de vegetais são proibidas de serem plantadas, como a Fícus Benjamina, por acarretar em uma série de prejuízos ao espaço urbano.

“Estamos fazendo a supressão de vegetais do gênero fícus aqui na avenida Romulo Maiorana, porque as raízes dessa árvore com o tempo vão danificar o novo calçamento e a drenagem feitos nos dois sentidos da via. Mas, em conjunto com a Semma (Secretaria Municipal de Meio Ambiente), a compensação ambiental é que, para cada árvore retirada, serão plantadas três árvores ao longo da via”, informou a Assessoria Técnica da Seurb, Cyntia Linhares.

A Lei Municipal reafirma que os vegetais existentes situados nos logradouros públicos deverão ser retirados e substituídos por espécies indicadas pelo órgão municipal competente.

O secretário municipal de Urbanismo, Deivison Alves, informou que “ocorreram reuniões e audiências públicas com moradores e comerciantes da avenida para apresentar o projeto de reurbanização da Romulo Maiorana, para os quais mostramos as etapas da obra, os benefícios que a via vai receber, assim como falamos da necessidade da supressão desses vegetais proibidos, para que as novas árvores sejam plantadas para a obra avançar e muitos outros benefícios sejam entregues à população”.

Alinhamento de ações
Na manhã desta quinta-feira, 22, técnicos das secretarias de Urbanismo e Semma se reuniram para alinhar ações em conjunto para o espaço. Após a análise dos projetos e de acordo com a legislação municipal, o trecho da avenida receberá outras árvores para suprir as espécies proibidas que forem retiradas.

As mudas que serão plantadas na avenida são de espécies que estão dentro da legislação municipal e que se enquadram no tamanho do canteiro. Para isso, estudos sobre a avenida foram realizados para que os novos vegetais tenham espaço adequado, visando o seu crescimento saudável e que se integrem ao ambiente da melhor forma.

“A Semma, em conjunto com a Seurb, está acompanhando a instalação e as readequações necessárias no projeto da Romulo Maiorana, para que a obra continue seguindo os parâmetros ambientais com o intuito da conservação do meio ambiente. Como compensação ambiental, para cada árvore suprimida, três novas serão plantadas no entorno da obra, com o objetivo de contribuir com a meta de crescimento da arborização da cidade”, completou o diretor geral da Semma, Leonardo de Jesus.

Sarah Carneiro