Reurbanização da nova Augusto Montenegro avança e mais trechos recebem serviços

• Atualizado há 1 ano ago

As obras de reurbanização da avenida Augusto Montenegro iniciam um novo trecho de serviços. Realizada pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria de Urbanismo (Seurb), a obra já conta com 27% de trabalhos executados.

De acordo com o engenheiro do Departamento de Obras Civis (Deoc) da Seurb, Pedro Paulo Machado, a avenida Augusto Montenegro recebe serviços essenciais para o andamento das obras. “Alguns trechos precisam de um pouco mais de cuidado, mas estamos fazendo os trabalhos com atenção para que sejam bem executados e logo entregues à população”, explica Machado, que também é fiscal da obra.

Várias frentes de trabalho

Desde o terminal do Maracacuera até a entrada do Conjunto Maguari existem várias frentes de trabalho, com serviços de escavação, colocação de tubos de rede, drenagem profunda para escoamento pluvial, preparação de solo para concretagem, onde posteriormente serão feitas as calçadas com piso tátil e acessível e ciclovias para o melhor deslocamento de todos.

O secretário de Urbanismo, Deivison Alves, informou que devido a Augusto Montenegro ser uma via primordial para Belém, as equipes trabalham diariamente e em ritmo acelerado. “Vamos entregar calçadas com acessibilidade, um lindo paisagismo com a reposição de um corredor verde, já que a avenida perdeu muito da vegetação com o tempo. Também iremos implantar um moderno sistema de iluminação em LED na avenida. A obra está bem avançada e o prefeito Edmilson Rodrigues já deverá entregar um trecho dela agora neste segundo semestre”, garante o secretário.

O projeto de reurbanização da avenida Augusto Montenegro, um dos principais corredores de tráfego de Belém, está orçado em R$ 179.907.906,21. Deste total, R$ 39.925.031,18 são do tesouro municipal e R$ 139.982.875, financiados por meio do FGTS, pelo programa Avançar Cidade, do Ministério do Desenvolvimento Regional.

A obra começou em junho de 2022 e tem previsão para ser concluída em junho de 2024.

Sarah Carneiro