Revitalização do calçamento da Senador Lemos beneficia moradores e comerciantes

‘’Eu trabalho nessa área há mais de dez anos. E gostaria de deixar registrado que essa obra trouxe benefícios para nós trabalhadores e para toda a comunidade. A calçada antiga estava muito irregular e causava acidentes. Já vi muitas senhoras idosas que se machucaram e inclusive até acompanhei uma que precisou de atendimento médico’’. O relato é do técnico em eletrônica Luiz Benigno, de 48 anos, sobre a nova calçada da avenida Senador Lemos.

A revitalização da calçada está quase 100% concluída e foi realizada pela Prefeitura de Belém por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb). O serviço consistiu na instalação de piso tátil, rampas de acesso e colocação de grama verde no trecho da Senador Lemos entre as avenidas Alferes Costa e Doutor Freitas, no bairro da Sacramenta.

A nova calçada agora oferece mais conforto e acessibilidade para os comerciantes e moradores da área. Como disse a empresária Sâmia Barbosa, de 34 anos, que há seis anos possui uma loja na via:

‘’A calçada limpa e nova tem ajudado a todos nós. Antes os idosos reclamavam muito das irregularidades, assim como os próprios clientes que vinham aqui na minha loja. Os meus clientes têm elogiado bastante, porque está melhor para todos andarem por aqui e isso melhora até a movimentação do nosso negócio’’, disse a empresária.

Próximos passos

Com a finalização do primeiro trecho, a obra do calçamento vai continuar ao longo da avenida, que se estende por vários bairros da cidade. O objetivo da Prefeitura é revitalizar a calçada de toda a Senador Lemos, considerada uma das mais importantes de Belém.

Belém Bem Cuidada

A manutenção e recuperação de calçadas faz parte do Programa Belém Bem Cuidada, que leva para os bairros e distritos da cidade ações de saneamento básico, mobilidade, iluminação pública, sinalização e paisagismo.

Desde o início da gestão, em 2021, a administração municipal contabilizou aproximadamente 47.814 mil metros quadrados de calçadas construídas e reformadas por toda a capital paraense.

Igor Monteiro